InfasulNotíciasTissue no Brasil

Alie eficiência e segurança operacional com a Infasul

A companhia possui um corpo de engenheiros e especialistas altamente qualificados para propor serviços, produtos e soluções de alta performance

Na fabricação de papéis tissue, a faca é um elemento fundamental para uma ótima qualidade do corte, bem como na segurança da operação. Nesse sentido, por ser um material cortante, é recomendado o uso de EPIs adequados ao seu manuseio e transporte, além de uma atenção redobrada aos parâmetros de ajustes e velocidade de corte indicados pelo fabricante.

Colaborando para uma maior segurança operacional, a faca ORBIMAXXI da Infasul é caracterizada pelo baixo grau de faiscamento e alto desempenho de corte.

 

Contudo, outros pontos igualmente essenciais para garantir máxima eficiência alinhada à máxima segurança operacional incluem:

  • Armazenamento adequado da faca

As facas devem ser armazenadas nas embalagens originais, de forma horizontal e com empilhamento máximo de três unidades; ou fora das embalagens, de forma vertical, apoiadas por seu furo central. Deve-se ainda priorizar o uso das facas mais antigas evitando problemas ocasionados pelo vencimento do óleo protetivo que deve ser removido somente após a montagem da faca na máquina.

  • Transporte e montagem

Tão importante quanto o armazenamento adequado, o transporte deve ser feito por dispositivo próprio para este fim e o perfil de proteção deve ser removido somente após a montagem completa. Este procedimento precisa ser realizado dentro das especificações de velocidade, tensionamento e ajustes informados pelo fabricante.

  • Regulagem e especificação dos rebolos

Para definição do rebolo mais adequado é necessário considerar o tipo e características da máquina – formato, dimensões, tipo de abrasivo e granulometria definem a escolha correta do rebolo. Além do rebolo adequado, a montagem e posicionamento correto dele em relação à faca é crucial para o bom desempenho do equipamento, durabilidade da faca e dos rebolos, bem como da segurança operacional.

          Equívocos nesta etapa podem gerar, dificuldade de afiação, vibração da máquina, deformações na faca inutilizando-a com pouco tempo de uso e faiscamento altamente perigoso ao processo, pelo risco de incêndio.

  • Lubrificação e limpeza

O sistema de lubrificação é parte fundamental e mandatória para garantir o pleno funcionamento da faca ao longo de toda sua vida útil. Com o intuito de reduzir o atrito entre a faca e o papel, contribui também evitando a aderência de sujeiras nas laterais da faca. O fluido lubrificante deve ser aplicado em forma de spray em ambos os lados da faca, nas especificações e dosagens adequadas conforme recomendado por especialistas.

  • Qualidade do produto a ser cortado

Alguns problemas no processo de corte podem ser identificados visivelmente no produto final, como, por exemplo, rasgos na face cortada, cortes com aspecto chanfrado e ainda tubetes amassados.

Quer saber mais sobre os possíveis problemas que podem estar diminuindo sua produtividade? A Infasul possui um corpo de engenheiros e especialistas altamente qualificados para propor serviços, produtos e soluções de alta performance. Entre em contato e saiba mais!

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo