KadantNotíciasTissue no Brasil

Ajuste o corte de refile na seção de formação da máquina de papel

Sistema VersaTrim™, Pichasso de corte de refile da Kadant, reduz quebras de folha devido a gotejamentos e falhas de corte

O Sistema VersaTrim™ proporciona uma condição precisa e ajustável do corte de refile na seção de formação da máquina de papel, reduzindo as quebras de folha devido a gotejamentos e falhas de corte.

CARACTERÍSTICAS

• Fácil e preciso ajuste do ângulo de ataque dos jatos, posição dos orifícios de bicos duplo orifício e posição de corte;
• Jatos de água laminares de alta precisão;
• Simples instalação e manutenção;
• Design de rápido desacoplamento e sem interferência com a troca de telas;
• Substituição rápida e segura dos bicos;
• Sistema de prevenção de gostas na folha e prevenção de acúmulo de fibras.

BENEFÍCIOS

• Redução de quebras e defeitos nas bordas da folha;
• Segurança dos operadores;
• Melhor qualidade de corte das bordas da folha, consequentemente melhor acabamento das faces laterais das bobinas na enroladeira;
• Redução de formação de névoa e acúmulo de fibras em estruturas, passadiços e equipamentos periféricos.

OITO PASSOS PARA UM MELHOR CORTE DE REFILE

Ao reduzir a quantidade de quebras e defeitos nas bordas da folha, devido a gotejamentos, má qualidade de jatos e equívocos no ajuste dos chuveiros, consequentemente, haverá aumento de eficiência da máquina e produtividade. Os passos a seguir podem ser fundamentais:

1. O local de instalação do VersaTrim™ é um ponto chave para a efetividade do sistema. A região de instalação deve contemplar acesso aos operadores para que haja manutenção e rotina de limpeza fácil e segura. A instalação mais comum é sobre a última caixa de alto vácuo, com jato direcionado à última fenda da cobertura. Na eventualidade de instalação em posições sem a sustentação da tela, uma caixa estabilizadora de borda se faz necessário.

2. Os bicos Pichassos e o “pescoço de ganso” do VersaTrim™ devem possuir revestimento antiaderente, para que não haja acúmulo de fibras nesses pontos. Além disso, a temperatura da água a ser utilizada no VersaTrim™ deve ser acima da temperatura da massa, isso evitará a condensação e gotejamento no pescoço de ganso, minimizando o acúmulo de massa.

3. Para evitar que as fibras se reconectem após o corte durante passagem nas fendas das caixas de vácuo, rolo Lumbreak ou rolo Pick-up, a seleção do bico é essencial. A definição de jato simples ou duplo, assim como o diâmetro do orifício dependem da velocidade de máquina, gramatura do papel, pressão utilizada e o tipo da tela.

4. Os bicos com jato duplo são mais eficientes que dois bicos com jato simples. Um bico duplo com ajuste adequado permite que o primeiro jato corte a folha e o segundo jato alargue a abertura do corte. No caso de dois bicos jato simples, apesar do mesmo conceito poder ser aplicado, o impacto do primeiro jato contribui com formação de névoa, respingando água e finos sobre o segundo bico. Na eventualidade de instalação de dois VersaTrims com bicos jato duplo, o design do sistema permite os bicos fiquem bem próximos e com angulações que evitem respingos e acúmulos de finos.

5. A melhor qualidade do jato, devido à sua laminaridade, se traduz em mínima formação de névoa. Bicos de rubi com alta precisão de usinagem dos orifícios são a melhor opção. O design de pescoço de ganso é aplicado para minimizar a turbulência da água que chega até bico, ajudando a manter sua laminaridade.

6. O ângulo do jato é de extrema importância para um melhor corte. Essa angulação é calculada mediante o projeto desenvolvido para cada VersaTrim™ e depende da velocidade de máquina, gramatura do papel, pressão utilizada e o tipo da tela.

7. Caso o acúmulo de fibras seja um problema, tanto no jato como no pescoço de ganso, o ideal é utilizar uma cortina de ar ou até mesmo um chuveiro auxiliar para remover essas fibras acumuladas.

8. Inspecione visualmente o papel acabado na bobina para se certificar de que as bordas estão com um corte preciso. O melhor acabamento da borda da folha minimiza rasgos durante a secagem e arraste de amido/tinta para nos cilindros secadores (isso se aplica a papéis revestidos). O corte preciso e limpo das folhas é essencial para operar uma máquina de papel de alta eficiência.

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre o sistema VersaTrim ™️ da Kadant em:
https://dcf.kadant.com/pt/produtos/limpeza/corte-de-refile

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo