fbpx
CeluloseNotícias

ABTCP realiza evento técnico de forma digital

O evento, realizado anualmente, conta com a participação de executivos e profissionais que atuam na indústria de base florestal

Entre os dias 5 e 9 de outubro, das 9h às 17h, a ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) vai promover a 53ª edição do Congresso Internacional de Celulose e Papel e o 9º Colóquio Internacional sobre Celulose de Eucalipto (ICEP) em plataforma digital. O evento, realizado anualmente, conta com a participação de executivos e profissionais que atuam na indústria de base florestal, considerando a relevância dos temas técnicos e das tendências de mercado apresentados por pesquisadores e especialistas do setor.

“Vamos reforçar, mais uma vez, a tradição dos congressos promovidos pela ABTCP, trazendo os principais temas de interesse do setor, a partir de informações disponibilizadas por porta-vozes que são referências nacionais e internacionais”, comenta Fernando Bertolucci, diretor executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano e presidente do Congresso ABTCP 2020. “A programação irá englobar pautas relacionadas a melhoramento e manejo, qualidade da madeira, biotecnologia florestal, novas tecnologias para polpação e branqueamento, circuito de recuperação, utilidades e produção de energia, produção de fibra de eucalipto de alta resistência para a produção de embalagens, melhorias ambientais e novas plataformas de desenvolvimento voltadas à bioeconomia”, completa.

Na segunda-feira, 5, o evento começa às 9h, com a presença de nomes como Walter Schalka, presidente da Suzano, e Paulo Hartung, presidente executivo da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), que debaterão sobre as oportunidades e os desafios que a indústria de celulose e papel deverá encontrar no cenário pós-pandemia.

O ABTCP 2020 ocorre de forma simultânea com a nona edição do Colóquio Internacional sobre Celulose de Eucalipto (ICEP), fórum que traz discussões sobre produção e utilização de celulose e energia a partir do eucalipto. Ari Medeiros, diretor industrial da Veracel e presidente do 9º ICEP, comenta a respeito da relevância da ação. “Ao realizarmos mais esse evento de relevância internacional, mesmo em meio a todo esse contexto adverso que estamos vivendo, deixamos a indústria brasileira a par e em linha com as inovações tecnológicas e com novos conceitos que vêm se fortalecendo no cenário global”.

A realização do evento, que engloba palestras do ABTCP 2020 e do 9º ICEP, será remota neste ano, em decorrência das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, a exposição de equipamentos e tecnologias que contemplam a cadeia produtiva, que acompanha a realização do Congresso ABTCP a cada dois anos, foi adiada para 2021.

Segundo Viviane Nunes, coordenadora técnica da ABTCP, a entidade, enquanto organizadora do evento, dedicou-se a encontrar as melhores soluções para manter o Congresso ABTCP no calendário deste ano, sem trazer prejuízos aos participantes, e também agregar vantagens à edição atual por meio da plataforma digital. “A realização remota oferece a possibilidade de ampliar a participação do público a profissionais que atuam fora de São Paulo, local onde normalmente o Congresso ABTCP é promovido”, explica.

A plataforma on-line, além da transmissão ao vivo durante os cinco dias de programação, oferecerá recursos para interação entre os palestrantes e o público participante, e permitirá o download de materiais informativos durante as apresentações. Os participantes ainda poderão acessar a todas as palestras por até um mês após a realização do evento.

“Certamente, todos os aprendizados deste ano irão nos ajudar a organizar eventos ainda melhores nos próximos anos. Para a edição de 2021, pretendemos adotar o formato híbrido, com o retorno do encontro presencial e a manutenção da transmissão on-line”, acrescenta a coordenadora.

Para chegar ao programa deste ano, Viviane conta que a ABTCP contou com o apoio dos principais players do setor. “Além do comitê avaliador, que selecionou os melhores artigos técnicos entre os mais de 200 inscritos, tivemos a contribuição do comitê organizador, com profissionais com ampla bagagem em suas áreas de atuação, para montar uma programação realmente colaborativa no enfrentamento dos desafios que o setor lida atualmente”, ressalta.

Dentre as empresas patrocinadoras do evento, destacam-se: Albany, Andritz, Kadant, Solenis, Valmet e Voith. O ABTCP 2020 tem apoio das fabricantes: Cenibra, Klabin, Suzano e Veracel.

Confira o programa completo em: https://abtcp2020.org.br/programacao/, e inscreva-se pelo link:  https://abtcp2020.org.br/inscricoes/. Outras informações podem ser obtidas com Solange, pelo e-mail: solange@abtcp.org.br ou telefone: (11) 3874-2722.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.