fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Banner Incape Portal Tissue Online

Celulose Notícias

ABTCP promoverá Congresso Anual 2014 em novo formato

abtcp

A 47ª edição do Congresso, organizado pela entidade, de 7 a 9 de outubro próximo, terá sua programação totalmente inovada, incluindo palestras temáticas sobre assuntos relevantes à cadeia produtiva, além de manter as tradicionais sessões técnicas na programação.
Reunir o melhor da pesquisa científica sobre a cadeia produtiva da indústria de base florestal, com foco em celulose e papel, com apresentações e debates sobre temas relevantes a este segmento. Este será um dos principais objetivos do Congresso ABTCP 2014, em sua 47ª edição, que tem como tema do ano a seguinte questão: Competitividade: sua empresa está preparada para o futuro?

“Uma pergunta que será respondida pelos autores de trabalhos, incluindo abordagens sobre assuntos que vão desde a floresta ao produto acabado, passando também pelas questões sobre o mercado, gestão e recursos humanos”, posiciona Francisco Valério, engenheiro e executivo consultor da Fibria, convidado para presidir o Congresso ABTCP deste ano.

O evento, que será realizado este ano entre os dias 7 e 9 de outubro próximos, em São Paulo, no Transamerica ExpoCenter, teve seu modelo repensado por um comitê de notáveis do setor de celulose e papel, a fim de definir um novo formato capaz de atender às necessidades dos pesquisadores acadêmicos e dos profissionais das empresas. “A ABTCP vem trabalhando nos últimos anos para otimizar seus processos e agregar valor em todas as suas atividades desenvolvidas para os profissionais do setor. Neste contexto, o Congresso Anual Internacional tem atenção diferenciada, por ser o nosso principal evento técnico”, pontuou Darcio Berni, diretor executivo da Associação.

Neste novo formato, as apresentações técnicas serão divididas em duas atividades principais. No período da manhã acontecerão as tradicionais sessões técnicas, com a apresentação dos trabalhos mais científicos e com enfoque inovador em aplicabilidade nas indústrias. “Este ano, dentre os diversos temas em voga nestas sessões técnicas, uma atenção especial será dada aos dois segmentos que mais crescem no Brasil: tissue e embalagem”, destacou Viviane Nunes, coordenadora técnica da ABTCP.

A grande novidade do novo modelo do Congresso ABTCP fica por conta das sessões temáticas que ocorrerão no período da tarde. “As sessões temáticas contarão com apresentações de cases do setor e de trabalhos não-técnicos das áreas de gestão, marketing, recursos humanos, legislação ambiental e sobre o cenário econômico-mercadológico da indústria de base florestal”, antecipa Valério. O executivo completa ainda que a organização destas sessões será feita pela ABTCP em parceria com outras associações congêneres e institutos de grande referência no setor.

Dentre esses parceiros estão a mais nova associação setorial, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que foi criada a partir da associação das empresas que participavam da Abipa – Associação Brasileira da Indústria de Panéis de Madeira; da Associação Brasileira da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência (Abiplar); da Associação Brasileiros dos Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF); e da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), além da parceria com a RISI, a PÖYRY e executivos de entidades de financiamentos de projetos nas áreas de ciência e tecnologia, entre outros.

O Congresso Anual Internacional da ABTCP será realizado paralelamente à tradicional Exposição Internacional de Tecnologias para a indústria de celulose e papel, que já conta com quase 200 expositores, e é o principal evento do setor na América Latina com visitação superior a 12 mil pessoas do Brasil e do mundo no ano passado. Desde 2013, inclusive, a ABTCP vem realizando mudanças no Congresso e na Exposição, que têm sido recebidas positivamente pelo público participante.

“Ampliamos o escopo dos temas dos trabalhos, investimos na estrutura física do evento, levando o congresso para a mesma área da exposição, trouxemos palestrantes renomados e introduzimos temas da área florestal”, acrescentou Viviane, que coordena também a organização e programa técnico do Congresso ABTCP 2014.

Sobre o Congresso ABTCP 2014

O 47º Congresso Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP, acontece de 7 a 9 de outubro deste ano, em São Paulo, SP, e é reconhecidamente um dos principais acontecimentos do setor, reunindo profissionais que desejam trocar conhecimento e experiências sobre essa cadeia produtiva, nas mais diversas áreas. Este ano, o Congresso é correalizado com a congênere TAPPI – Technical Association of Pulp and Paper Industry, a principal associação do setor no mundo, contando ainda com o suporte do IPEF – Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais. Tal é sua representatividade para o setor que nessa edição são estimados mais de 800 especialistas e técnicos de renome internacional.

O evento acontece em conjunto com a também tradicional Exposição de Fabricantes e Fornecedores do setor, reunindo em três dias de evento mais de 8 mil visitantes, em uma área de 3 mil m2.

selo_ok