fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

ABTCP 2015 homenageia Erling Lorentzen

Antes de fundar a Aracruz Celulose, Lorentzen combateu Hitler, casou com princesa, fundou órgãos de proteção ambiental e foi campeão de regata de vela

LOGO
O ABTCP 2015 – 48º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel -, organizado pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel -, prestará homenagem este ano a um dos maiores empresários do setor de celulose e papel: Erling Lorentzen, fundador da Aracruz. A homenagem será oficializada durante a sessão de abertura do evento, no dia 6 de outubro próximo, em São Paulo, no Transamerica Expo Center, onde o Congresso e Exposição serão realizados no período de 6 a 8 de outubro.

O executivo possui uma trajetória digna de ser representada em Hollywood. Nasceu em Oslo, Noruega, em 28 de janeiro de 1923, e aos 17 anos viu seu país invadido por forças nazistas. Apesar da pouca idade, se juntou à resistência e foi de grande valia na destruição de depósitos de combustíveis do exército de Adolf Hitler, bem como no auxílio que prestou no setor médico ao cuidar de feridos.

Em 1945, quando a guerra terminou, Lorentzen decidiu que continuaria seus estudos e foi aceito na Harvard Business School, nos Estados Unidos, uma das faculdades mais prestigiadas do planeta. Mais tarde, voltou à terra natal para trabalhar com o pai. Também iniciou a prestação de serviços à família real como instrutor de vela das filhas do rei Olav V. Acabou casando com a mais velha, a princesa Ragnhild.

Veio ao Brasil para ajudar o pai a lidar com agentes de navegação que o representavam na América Latina e ficou por definitivo. Já estabelecido por aqui, se envolveu em negócios de gás de cozinha e de navegação. Em 1972, iniciou outros negócios, entre eles, a Aracruz Celulose.

Com o passar dos anos, sua companhia se tornou um símbolo no investimento de mecanismos de controle que atenuariam os impactos ambientais com a redução do consumo de água e de emissão de substâncias nocivas à atmosfera. Diminuiu, ainda, o uso de produtos químicos como o cloro durante a produção.

Foi, além de tudo, um dos fundadores do BCSD – Business Council for Sustainable Development e membro do Comitê Executivo do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development entre 1995 e 2004. Em 1997, foi nomeado presidente de honra do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e, desde 1996, é membro do conselho da Conservation International do Brasil.

A despeito de sua marcante atividade empresarial e socioambiental, Lorentzen jamais abandonou a prática esportiva. Foi tetracampeão da Regata Santos-Rio com o seu barco Saga, com vitórias em 1966, 1969, 1989 e 1992, tornando-se o maior campeão da que é considerada um dos maiores desafios aos velejadores brasileiros.

Sobre o ABTCP 2015
O ABTCP 2015 – 48º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP, acontece de 06 a 08 de outubro deste ano, em São Paulo, SP, e é reconhecidamente um dos principais acontecimentos do setor, reunindo profissionais que desejam trocar conhecimento e experiências sobre essa cadeia produtiva, nas mais diversas áreas.
Tal é sua representatividade para o setor que nessa edição são estimados mais de 600 especialistas e técnicos de renome internacional e mais de oito mil visitas. O evento acontece em conjunto com a também tradicional Exposição de Fabricantes e Fornecedores do setor.

Agenda:
Data: 06 a 08 de outubro de 2015
Local: Transamerica Expo Center – São Paulo/SP
Horários: Congresso – das 9h às 17h; e Exposição – das 13h às 20h.
Inscrições, programa do Congresso e demais informações pelo site: www.abtcp2015.org.br