Absorventes menstruais Modess estão de volta ao mercado
Fora das prateleiras há 15 anos, a marca foi relançada em todo o território nacional pela Ever Green, que pretende atingir uma fatia de 10% do mercado até 2025
Com quase 100 anos de história, a marca de absorventes menstruais Modess – a primeira a produzir o item descartável no Brasil e cujo nome já foi sinônimo de absorvente higiênico – está de volta ao mercado de personal care, sob o comando da Ever Green, fabricante nacional de produtos de cuidados pessoais.
Modess dará nome à linha de absorventes premium da companhia, que já tem produtos de linha econômica e preço intermediário, com suas marcas Definity e Naturalmente, respectivamente. O retorno da marca, que originalmente pertencia à multinacional Johnson & Johnson, acontece depois de 15 anos fora do mercado.
A Ever Green não detalhou a maneira como obteve passou a ter o domínio da marca. A área jurídica da companhia limitou-se a informar que, em 2019, solicitou o registro ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e que este foi concedida à empresa em 2022, dando-a direito de uso exclusivo no Brasil.
De acordo com a Lei de Propriedade Industrial (9279/1996), depois de registrada, a marca tem até cinco anos para ser colocada em uso. Após esse período, é necessário que seja usada ininterruptamente, caso contrário, se não for usada por cinco anos, poderá ser alvo de processos de caducidade.
Em nota, a Johnson & Johnson informou que “não possui a marca Modess em seu portfólio e, atualmente, atua no mercado com a marca Sempre Livre”.
LEMBRANÇAS E OBJETIVOS
Apesar de estar fora do mercado desde 2008, Modess ainda resiste na memória das brasileiras. De acordo com a Ever Green, uma pesquisa realizada pela companhia mostrou que Modess ocupa a quarta posição na lembrança das consumidoras, ficando atrás das multinacionais Sempre Livre, da Johnson & Johnson; Always, da Procter & Gamble; e Intimus, da Kimberly-Clark.
“O recall de Modess é impressionante, existe uma lembrança afetiva muito forte entre as mulheres com mais de 30 anos”, diz Amauri Hong, CEO da Ever Green.
Segundo o executivo, a meta da companhia é ter uma fatia de 10% do mercado de absorventes higiênicos com Modess e as outras duas marcas da empresa que já estão no mercado. As projeções também almejam que Modess torne-se a número um entre as marcas de fabricantes nacionais.
Para isso, a empresa, que também fabrica fraldas infantis, geriátricas e lenços umedecidos, vai investir cerca de R$ 35 milhões, até 2025, na ampliação da sua capacidade produtiva e capacitação, sendo um terço destinado à Modess.
SOBRE A EMPRESA
Há 36 anos no mercado, a Ever Green é uma empresa familiar e possui três fábricas, duas em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, e outra em Maracanaú, no Ceará.
Atualmente, sua capacidade total de produção é de 200 milhões de tiras por mês, entre todos os itens que a empresa produz. O objetivo da Ever Green é que sua receita chegue a R$ 500 milhões até 2025 e que a marca Modess responda por 20% dessa cifra. “Nosso plano é ambicioso”, afirma Hong.
A médio prazo, a companhia também pretende expandir Modess para outras categorias de seus produtos descartáveis, como fraldas para incontinência urinária e protetores de seios, mas no momento, está focada em absorventes menstruais.
Que bom que ele tá voltando, muito boa notícia 😃😃😃