A.T.I. BrasilNotíciasTissue no Brasil

A.T.I. BRASIL: usando diferentes tipos de chaves e bits

Chaves e bits são elementos cruciais em acoplamentos mecânicos e fornecem a ligação entre a máquina ou a mão e o parafuso

Chaves e bits são elementos cruciais em acoplamentos mecânicos e fornecem a ligação entre a máquina ou a mão e o parafuso. A escolha do equipamento certo para a aplicação certa tem um grande impacto no resultado do trabalho. Aqui, Wera Werkzeuge GmbH explica os diferentes tipos de perfis disponíveis.

Os cinco perfis mais comuns são com fenda, Phillips, Pozidriv, TORX e hexágonal.

As unidades com fenda apresentam uma fenda simples para a lâmina; no entanto, têm a desvantagem de não centralizar – tornando mais fácil para a ferramenta escorregar para fora do parafuso. A ponta da chave de fenda ‘Lasertip’ da Wera literalmente morde o parafuso sem danificá-lo, eliminando está desvantagem.

O segundo perfil comum é o Phillips definido por duas seções transversais de fenda retangulares.

Em comparação com a forma clássica da versão com ranhura, devido aos quatro cantos do perfil Phillips, a interação com o parafuso é bastante fácil. Mais uma vez, a chave de fenda Lasertip pode ser usada aqui. O perfil Phillips é muitas vezes confundido com o perfil Pozidriv, que é errôneo e o uso leva a danos na ferramenta e no parafuso.

O perfil Pozidriv é o terceiro perfil de acionamento comum e é um desenvolvimento posterior do perfil da cruz. Uma ranhura em “X” desenhada de forma transversal à fenda cruzada. Embora seja uma melhoria, o perfil do Pozidriv ainda luta com os problemas de escorregamento.

Outro perfil comum é o TORX – perfil de onda em forma de estrela com seis pontas arredondadas. Quando comparado aos perfis de parafuso tradicionais, mais torque é transferido sem danos à chave de fenda e ao parafuso ao usar o TORX. Esta extensão da vida útil da chave de fenda e do parafuso resulta das baixas forças radiais. Estes são dados pela ausência de arestas e pela forma paralela dos seis elementos do perfil.

Finalmente, o hexágonal é um dos perfis mais conhecidos e utilizados. Para a transmissão de força, esta é uma situação relativamente desfavorável, uma vez que a concentração de tensões muito alta e pode resultar na deformação do parafuso. O Wera Hex-Plus fornece zonas de contato maiores na cabeça do parafuso, o que reduz o efeito de entalhe ao mínimo e protege o perfil.

CATEGORIAS DE BITS ESPECIAIS

Tal como acontece com os perfis, existem bits comuns usados ​​na indústria de fixadores – bits de impacto, inoxidável e BiTorsion. Os bits Impacto são ideais para uso com ferramentas elétricas que proporcionam alto e intenso torque. É importante que o bit não quebre, então a solução é o aproveitamento máximo das propriedades do material. Esses bits são projetados com uma geometria especial para atender às demandas extremas. O processo de fabricação especial proporciona uma vida útil acima da média.

Também estão disponíveis bits de aço inoxidável Wera, que são ideais para trabalhar em uma superfície de aço inoxidável onde o menor pedaço de ferrugem pode saltar para a superfície de aço inoxidável.

Finalmente, as brocas BiTorsion têm uma zona BiTorsion mais macia, que a Wera aponta que reduz o ardor do eixo em cerca de 20% em comparação com a ponta de acionamento. Isso significa que as cargas de pico que causam a quebra da broca e desgaste prematuro são absorvidas nesta zona – aumentando significativamente a vida útil dos bits.

CATEGORIAS ESPECIAIS DE CHAVE DE FENDA

O tipo de chave de fenda escolhido depende do trabalho a ser feito. Se a chave de fenda às vezes também é usada para cinzelar, uma chave de fenda com lâmina de ‘libra através’ para serviços pesados deve ser usada. Para trabalhar com parafusos de pequena escala, recomenda-se a Micro-chave de fenda Wera. Ao trabalhar sob tensão, deve-se usar uma chave de fenda VDE (reconhecível pelas cores vermelha e amarela). As chaves muitas vezes podem causar calosidades, por isso é importante garantir que um cabo ergonômico, como do Kraftform Plus da Wera, seja usado para aplicações normais. O cabo é modelado pelo formato da mão para garantir o máximo conforto do usuário.

SAIBA MAIS

Para conferir as novidades e saber mais detalhes, acesse agora mesmo o site da A.T.I. Brasil: www.atibrasil.com.br, ou busque uma das dez unidades físicas nas seguintes cidades: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Chapecó (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Serra (ES).

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo