MercadoNotíciasResultados

Essity registra crescimento orgânico, mas lucros recuam 6,6% no segundo trimestre de 2025

A empresa sueca mantém crescimento orgânico de 1,9%, mas vê margens e lucros pressionados por cenário econômico desafiador no período

A Essity, empresa sueca de higiene e saúde, divulgou seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2025, apresentando crescimento orgânico de vendas, mas com lucros e margens abaixo da expectativas do mercado, em meio a um cenário econômico global desafiador.

No período, a receita líquida da empresa totalizou SEK 34,2 bilhões, uma queda de 6,6% em relação aos SEK 36,6 bilhões registrados no mesmo período de 2024. Excluindo os efeitos cambiais, houve um incremento de SEK 699 milhões. O crescimento orgânico foi de 1,9%, impulsionado por aumento de preços e mix (+1,7%) e volumes estáveis (+0,2%).

O EBITA ajustado (excluindo itens não recorrentes) recuou 13%, para SEK 4,7 bilhões, enquanto a margem EBITA ajustada caiu de 14,7% para 13,7% na comparação anual, embora tenha apresentado melhora frente ao trimestre anterior. O lucro líquido atingiu SEK 3,1 bilhões, redução de 8% sobre 2024, e o lucro por ação ficou em SEK 4,39 ante SEK 4,72 no ano anterior.

De abril a junho, o fluxo de caixa operacional também sofreu retração, totalizando SEK 1,5 bilhão, frente aos SEK 3,2 bilhões do segundo trimestre de 2024. O retorno sobre o capital empregado (ROCE) foi de 16,7%.

 

Em abril, a companhia iniciou um programa de recompra de ações no valor de SEK 3 bilhões, reforçando seu compromisso com a geração de valor para os acionistas.

Ulrika Kolsrud, que assumiu como CEO em 1º de junho, destacou que a empresa enfrentou “uma economia global fraca e um ambiente externo incerto, com crescimento de volume limitado”, e que a estratégia de ajustes de preços foi essencial para mitigar os impactos do aumento de custos de matérias-primas e logística.

Nesse contexto, o segmento de Higiene Profissional registrou retração, especialmente no setor de hotéis e restaurantes nas Américas e Europa.

Para os próximos trimestres, a Essity deve seguir focada em crescimento orgânico lucrativo, redução de custos, eficiência operacional e otimização de margens por meio de precificação estratégica. “Vejo um potencial significativo na empresa e é com grande entusiasmo que assumo a tarefa de acelerar o crescimento lucrativo da Essity junto com todos os fantásticos funcionários”, comentou Kolsrud.

Fonte
Essity
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo