O berço 99, recém-construído pela Suzano no Porto do Itaqui, em São Luiz (MA), está passando por testes de comissionamento, que incluem verificação de atracação, operação assistida e desatracação.
“O 99 é o nono berço do Itaqui e é mais uma obra que demonstra a confiança do investidor privado no porto público do Maranhão. Ele integra o nosso plano de expansão para atender às demandas do mercado e a previsão é de que amplie a nossa capacidade de movimentação em aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de cargas por ano”, comenta o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.
Após a conclusão da obra, o projeto do novo berço seguiu os trâmites de aprovação junto aos órgãos anuentes, como Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Os testes de comissionamento estão previstos na licença de implantação obtida pela Suzano junto à Sema. Durante os testes, são checados diversos aspectos da operação no berço, como a viabilidade da manobra e comportamento da embarcação, os tempos entre embarque do prático, a navegação até o porto e conclusão da manobra, assim como a eficiência dos sistemas de defensas e amarração.
Os testes também averiguam a comunicação com a embarcação durante a realização das manobras e amarração e avaliam a confiabilidade e eficácia dos sistemas de fornecimento de energia, iluminação e de transmissão de informações.
O berço 99 foi objeto de edital de arrendamento para um terminal de carga geral, preferencialmente dedicado à celulose, no Porto do Itaqui, vencido pela Suzano S.A. O contrato inclui, ainda, um armazém, que deverá ser entregue em setembro. Baseada nesse contrato, a Suzano tem permissão para investir e explorar a estrutura por 25 anos, prorrogáveis até o limite de 70 anos.
O documento foi assinado pela Suzano com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e a Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária).
Após a atracação do navio Arborella, os testes continuam com uma segunda embarcação, o navio Dunnii. Depois da conclusão da fase de testes e licenciamento do berço 99 pela EMAP, ele estará pronto para movimentar cargas de celulose e outros produtos transportados no porto, respeitada a preferência pela Suzano.












