Celulose Notícias Tissue no Brasil

46º CONGRESSO E EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE CELULOSE E PAPEL REÚNE MAIS DE 6 MIL PESSOAS

ABTCPSob o tema “Tecnologias Limpas e Ecoeficiência”, o ABTCP 2013 – 46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, maior evento do setor de celulose e papel da América Latina, foi realizado entre os dias 8 e 10 de outubro em São Paulo, no Transamérica Expo Center. Durante os três dias de evento, a visitação ultrapassou a marca de 8 mil acessos de profissionais de diversos países, entre congressistas, expositores e estudantes, que participaram das sessões técnicas, encontros e palestras focadas nas atualidades e perspectivas dos mercados nacional e internacional.

Promovido pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, o evento deste ano contou com as parcerias da PI – Paper Engineers Association, da Finlândia, e do IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudo Florestais, que colaborou com a realização da primeira Sessão Técnica Florestal.

Outra novidade foi a integração do congresso técnico no mesmo espaço da exposição, bem como a presença dos fabricantes entre os expositores, juntamente com os fornecedores da indústria de celulose e papel. Mais de 130 expositores montaram seus estandes no evento.

Segundo o diretor-executivo da ABTCP, Darcio Berni, o encontro proporcionou integração entre visitantes, congressistas e expositores, e cumpriu o papel de ser um grande palco gerador de conhecimento e de discussões sobre o desenvolvimento tecnológico do setor. “Conseguimos, mais uma vez, durante o ABTCP 2013, estimular os debates com toda a cadeia da indústria de celulose e papel, principalmente, sobre assuntos relacionados à inovação em pesquisa e desenvolvimento, em prol de um setor cada vez mais competitivo”, afirmou ele.

O gerente técnico da ABTCP, Claudio Chiari, avaliou que o evento não só atendeu como superou as expectativas, em especial no que diz respeito à área da exposição. “Os expositores gostaram muito do novo formato, pois possibilitou maior aproximação com os clientes”, acrescentou. Sobre o congresso, ele destacou o sucesso da Sessão Técnica Florestal. “A ideia é manter a parceria com o IPEF pelos próximos anos e agregar outros parceiros, como instituições de pesquisa e ensino voltadas ao setor de base florestal”.

Já Marcelo Castelli, CEO da Fibria, fabricante que pela primeira vez participou do evento como expositor, pontuou que “reunir fabricantes e fornecedores do setor de celulose e papel é uma importante iniciativa da ABTCP para o engajamento das empresas do mercado em prol da criação de uma rede integrada que garanta a competitividade do País”.

Na avaliação de Ynara Santos, gerente de Comunicação da Voith Paper, a integração da área de exposição com a do congresso foi muito positiva, pois assegurou um movimento maior na exposição por parte dos profissionais que participaram dos painéis técnicos. “Essa integração reforçou a característica do Congresso e Exposição da ABTCP como um evento de relacionamento, em que fabricantes e fornecedores têm oportunidade de se encontrar e trocar informações”, afirmou a executiva da Voith Paper.

Paulo Eduardo Rocha Brant, diretor-presidente da CENIBRA, destacou que o Congresso e a Exposição Internacional da ABTCP já se constituem em evento fundamental para o setor. “De um lado pela credibilidade da entidade promotora, incontestável. De outro, por propiciar um encontro de todos os componentes de nossa cadeia de produção. Mais e mais a competitividade de qualquer empresa depende de forma crucial da competitividade de todos os elos, a montante e a jusante, de sua cadeia produtiva.”

De acordo com Fernando Simione, gerente de Supply Chain da OJI Papéis, a exposição internacional da ABTCP focou bastante na área de suprimentos, sendo essencial para estreitar o relacionamento com fornecedores atuais e potenciais, locais e internacionais. “Ficamos muito felizes com os elogios e carinho de quem nos prestigiou, afinal, foi a nossa primeira vez no evento, um sucesso absoluto. Foi a oportunidade, também, de conseguir alternativas de fornecimento, oportunidades de vendas e de mostrar um pouco mais da nossa cultura e do nosso negócio – sem contar os benefícios para a área de suprimentos e para a marca como um todo por ter participado do maior evento do setor na América Latina”, afirmou o executivo.

Para Luiz Carlos Correa, da Kadant, o ABTCP 2013 registrou grande movimentação de público até a última hora do encerramento, sendo que se destacou a qualificação dos profissionais presentes ao evento, alinhada ao perfil da companhia. Resultado da fusão com a CBTI, a Kadant pôde apresentar no evento sua nova marca e promover seus novos projetos, contando com o bom movimento da exposição e do congresso.

A qualificação do público também foi detectada pela Fabio Perini. Segundo Josilaine Martins, da área comercial, o fato do congresso ter sido realizado na mesma área de exposição ampliou a circulação de profissionais de nível gerencial. Fabiano Matos Fusco, coordenador financeiro da IBS Paper Performance Group, observou que o movimento do primeiro dia do evento foi surpreendente, e que a integração das áreas da exposição e do congresso contribuiu nesse sentido, inclusive em função do intervalo entre as palestras, que deu oportunidade para os profissionais presentes às conferências circularem também pela feira.

Conforme esperado, acrescentou Jonathas Costa, diretor de vendas nacionais da Contech, “recebemos em nosso estande um grande número de clientes e prospects, que puderam ouvir de nossa área comercial as novidades que a Contech oferece para o setor de celulose e papel”. “Tivemos também a oportunidade de conhecer o que os demais players estão oferecendo ao mercado para os anos que virão. O evento, mais uma vez, atendeu às nossas expectativas.”

A ABTCP já definiu a data do 47º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel que já está com 90% de sua área reservada pelos expositores. O evento será promovido no período de 7 a 9 de outubro de 2014 e, em breve, mais informações estarão disponíveis no site www.abtcp2014.org.br.

GPCOM Comunicação Integrada

Daniela Ceneviva / Margarete Storto / Mário César de Mauro

Giovanna Picillo

(11) 3129-5158

gp@gpcom.com.br

www.gpcom.com.br