fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Banner Incape Portal Tissue Online

Celulose Notícias

21 de Setembro, Dia da Árvore!

Data é comemorada hoje, 21 de setembro.

dia da arvore

As árvores são essenciais para o equilíbrio do planeta e seu papel no combate às mudanças climáticas as tornam cada vez mais necessárias. No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore, bem responsável pela redução dos níveis de CO2 da atmosfera, proteção das nascentes, preservação da biodiversidade e fornecimento de alimentos.

Além dos benefícios ambientais, as árvores também oferecem diferenciais econômicos quando em áreas bem manejadas, e o Brasil ocupa lugar de destaque no mundo ao conseguir aliar os pontos. Além de abrigar importantes florestas nativas, o País possui uma área de árvores plantadas para fins industriais de 7,74 milhões de hectares.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) prevê que o crescimento da população mundial a 9,5 bilhões de habitantes até 2050 irá elevar também a demanda por madeira para uso industrial e geração de energia para 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano, o que exigiria o plantio adicional de cerca de 210 milhões de hectares de eucalipto em todo o mundo.

No Brasil, a intenção do setor representado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é dobrar a área de árvores plantadas até 2020, chegando a 15 milhões de hectares, garantindo a vanguarda das indústrias brasileiras.

“Além de garantir a continuidade do crescimento dessas indústrias, elevar a área de florestas plantadas contribui na preservação de hábitats naturais e no combate às mudanças climáticas. Em 2014, por exemplo, a área total de árvores plantadas no Brasil foi responsável pelo estoque de aproximadamente 1,69 bilhão de toneladas de dióxido de carbono”, explica a presidente-executiva da Ibá, Elizabeth de Carvalhaes.

Ainda, o setor protege 5,43 milhões de hectares de áreas naturais por meio de Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal. “Para cada hectare plantado com árvores para fins industriais, 0,65 hectare é destinado à preservação. No contexto internacional, o Brasil destaca-se como o país onde o setor de árvores plantadas mais protege áreas naturais”, destaca Elizabeth.

Tudo isso contribui para colocar o País em destaque também na Conferência Climática COP21, que ocorre em dezembro, em Paris, para a qual os 196 países participantes devem apresentar propostas de combate às mudanças climáticas e impor um limite para o aumento na temperatura de 2ºC.

Ibá