2021: um ano repleto de esperança
Após vencer os desafios inéditos de 2020, a Copapa está otimista para as oportunidades do novo ano - Por Fernando Pinheiro, CEO da Copapa
Sem dúvida, 2020, foi um ano desafiador para todos: empresas, governos e, principalmente, para nós, como seres humanos.
Aqui na Copapa, começamos o ano comemorando nosso aniversário de 60 anos com a campanha Copapa 60+, que tinha como propósito nos projetar para o futuro. Futuro este que com certeza não contemplava uma pandemia. Começamos também fincando nossos pés nos valores da sustentabilidade, com o lançamento de Carinho Eco Green, um produto para quem considera importante cuidar do planeta. E mal sabíamos que sustentabilidade viria a se tornar pauta de grandes debates em função da própria pandemia que estamos vivendo.
Nosso desafio como empresa foi duplo, já que fabricamos produtos de primeira necessidade. Ao mesmo tempo em que precisávamos garantir a entrega de nossa linha de produtos Carinho às famílias brasileiras, precisávamos também garantir a segurança de nossos colaboradores.
Assim, na primeira etapa, a partir de 12 de março, passamos a seguir todos os procedimentos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde:
- Educamos nossos colaboradores sobre a prevenção da doença;
- Fornecemos álcool em gel e higienizamos regularmente todas as dependências da fábrica;
- Liberamos todos os colaboradores com comorbidades para quarentena em casa;
- Suspendemos viagens e reuniões com pessoas de fora;
- Instituímos o trabalho remoto para todas as áreas que permitiam tal procedimento;
- O sorriso de nossos colaboradores passou a ser visto pelos olhos, já que a máscara passou a ser de uso obrigatório em todas as dependências da fábrica.
Numa segunda etapa, ainda em março, nosso maior aprendizado foi realizar que o coletivo seria mais importante que o individual: cuidar de si não basta, precisamos cuidar do outro também.
Nessa etapa, procuramos contribuir para nossa comunidade da maneira mais relevante possível:
- Fizemos doações de produtos para associações, asilos e hospital de Pádua;
- Doações para asilos de outras cidades próximas;
- Doações para comunidades do Rio em parceria com a Fiocruz;
- Doações de mais de 15 toneladas em cesta básica para a comunidade local e no entorno;
- Patrocinamos mais de 15 lives de artistas da região para contribuir com a nossa classe artística.
Enfim, a Covid-19 está sendo um desafio compartilhado por todos, em toda a parte. E todos estamos fazendo o que está a nosso alcance, o nosso melhor, para tratar esse enorme desafio.
Começamos 2021 ainda com incertezas e a necessidade de mantermos os cuidados conosco e com os outros. Mas, com a vacina, já vislumbramos a esperança de novos tempos.
Tempos estes que poderão não ser como os de antes e nem como os de agora, mas que prometem saúde, que prometem o nosso reencontro com aqueles que amamos e de quem tivemos que nos distanciar para proteger.
Tempos estes em que precisamos rever nossas prioridades para construir um mundo melhor para todos.
Desejamos um ano melhor para todos nós!