Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Brasil

Walter Schalka, CEO da Suzano é nomeado CEO do ano pela RISI na América Latina

Schalka vence o prêmio pela quarta vez consecutiva com a fusão entre Suzano e Fibria

A RISI, provedora líder de informações para a indústria global de produtos florestais, anunciou que Walter Schalka, diretor executivo da Suzano Papel e Celulose, foi eleito o CEO do ano de 2018 na América Latina. É a primeira vez que um executivo ganha o prêmio pelo quarto ano consecutivo. O prêmio será entregue ao Sr. Schalka na Conferência Latino-Americana em 14 de agosto de 2018, em São Paulo, Brasil.

O CEO do Ano da América Latina da RISI é indicado por um grupo de analistas de investimento, gerentes de portfólio e especialistas da RISI que cobrem a indústria latino-americana e global de celulose e papel.

Entre os motivos citados para a quarta vitória de Walter Schalka, um analista disse que sua “administração e liderança bem-sucedida durante a fusão com a Fibria” e a capacidade de “estruturar o acordo para garantir que as participações da Suzano não fossem diluídas” fizeram dele uma indicação de destaque.

Outro analista comentou que sua “diversificação estratégica, gerando crescimento atual e futuro do negócio investindo na indústria de tissue brasileira” faz dele um líder notável.

Ao ser notificado de sua quarta vitória, Schalka afirmou: “O ano de 2017 representou um período muito especial na história da Suzano, marcado por uma trajetória de crescimento e preparativos para o futuro. Concluímos projetos importantes, como o desalinhamento da fábrica de Imperatriz no estado do Maranhão estreando no mercado de tissue, ao mesmo tempo em que registrávamos uma geração recorde de fluxo de caixa operacional e consistentemente desalavancaria a empresa. Como resultado, obtivemos o grau de investimento pela agência de classificação de risco Fitch”.

Outra conquista importante registrada em 2017 foi a estreia da empresa no Novo Mercado da bolsa de valores brasileira. “Este foi um passo importante que mostra o compromisso da Suzano com a sociedade e seus acionistas”, comentou o CEO.

Schalka continua explicando que o sucesso da Suzano é o resultado de um impulso para a empresa se tornar melhor a cada dia, aumentando os custos de produção competitivos, desenvolvendo novos produtos e inovando maneiras de atender às demandas dos clientes. Ele aponta para os mais de oito mil funcionários da Suzano como o motivo para o sucesso contínuo.

A Suzano encerrou 2017 com o menor custo de caixa nominal nos últimos anos do Real 599 / t, uma queda de 3,8% em relação a 2016, registrando uma geração de caixa operacional recorde de 3,5 bilhões de reais, 28% maior ano a ano.

Sobre Walter Schalka:

Walter Schalka iniciou sua carreira no Citibank e depois se juntou à holding do Grupo Maepar. Em 1989, ele começou a trabalhar como diretor financeiro na Dixie Lalekla. Após a fusão entre Toga e Dixie Lalekla, em 1995, que criou o Grupo Dixie Toga, ele se tornou Diretor Geral. Em 1997, ele se tornou o CEO do grupo e desempenhou um papel decisivo em seus processos de expansão, fusão e transferência de controle. Em maio de 2005, ingressou no Grupo Votorantim como CEO da Votorantim Cimentos, onde foi responsável pelas operações no Brasil e em outros 14 países. Em janeiro de 2013, ele se tornou CEO da Suzano Papel e Celulose, onde se concentrou em melhorar os resultados da empresa.

Walter Schalka é bacharel em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Ele também participou dos programas executivos do IMD (Suíça) e da Harvard University (EUA).

Para mais informações sobre a Conferência Latino-Americana, clique aqui.

Sobre o RISI (www.risi.com)

A RISI é o principal fornecedor de informações para a indústria global de produtos florestais. A empresa trabalha com clientes nos setores de papel e celulose, embalagens, produtos de madeira, madeira, biomassa, tissue e não tecido para ajudá-los a tomar melhores decisões.-

Com sede em Boston, MA, a RISI opera escritórios adicionais em toda a América do Norte e do Sul, Europa e Ásia e é subsidiária da Euromoney Institutional Investor PLC, um grupo global de relatórios e informações de preços entre empresas (www.euromoneyplc.com).