Máquinas e equipamentosNotíciasServiçosSoluções e InovaçõesVoith

Voith Paper atua para aumentar capacidade, segurança e confiabilidade de rebobinadeiras nas fábricas de papel

Portfólio inclui assistência técnica especializada, upgrades tecnológicos, manutenção preventiva e treinamentos para aumentar produtividade e reduzir riscos operacionais

A Voith Paper, líder global em tecnologias para o setor de papel, oferece diversos serviços para apoiar as fabricantes na otimização de suas rebobinadeiras. Responsáveis por converter os rolos jumbo em bobinas menores, as rebobinadeiras são equipamentos fundamentais para o processo de produção do papel.

As rebobinadeiras operam de forma intermitente, em contraste ao processo contínuo das máquinas de papel. Isso implica na importância da padronização e redução dos tempos improdutivos do equipamento para a absorção da produção da linha de fabricação. Na prática, entretanto, seja após incrementos de velocidade nas máquinas de papel ou pela deterioração do desempenho da rebobinadeira por falta de manutenção adequada, é comum que a seção apresente limitações de produtividade.

“Quando a rebobinadeira não acompanha a produção da máquina de papel, todo o processo sofre. Há redução de capacidade global da linha, aumento do risco de paradas e necessidade de reprocessamento”, explica Gabriel Azevedo, engenheiro de Aplicação da Voith Paper.

Além disso, boa parte da base instalada no Brasil é composta por equipamentos com alto nível de intervenção manual, aumentando a exposição ao risco operacional e a possibilidade de falha humana.

Problemas mecânicos, falhas de automação ou ajustes inadequados na rebobinadeira também podem comprometer o valor agregado ao produto nas etapas anteriores de fabricação, exigindo a repetição de processos e elevando custos.

Com profunda expertise em processos, automação e mecânica, a Voith Paper oferece um portfólio robusto de serviços voltados especificamente às rebobinadeiras. Entre as soluções estão:

  • Serviços especializados de assistência técnica em processos, mecânica, hidráulica/pneumática, automação e medições de vibração;
  • Peças de reposição e planos de manutenção preventiva;
  • Upgrades para incremento de capacidade, qualidade e/ou segurança operacional (NR12);
  • Treinamentos conceituais e práticos para as equipes de produção e manutenção;
  • Contratos customizados de suporte/gestão técnica (combinação entre serviços, peças, upgrades, treinamentos e gestão de acordo com as necessidades específicas do seu equipamento e processo).

“Nosso trabalho é colaborativo. Atuamos junto às equipes das fábricas para identificar gargalos, melhorar a confiabilidade e sintonia dos sistemas, reduzir intervenções manuais e entregar um processo mais seguro, estável e produtivo”, reforça Gabriel.

Fonte
Voith Paper
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo