Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Mundo

Ventos contrários no mercado de tissue na Rússia

O consumo de tissue na Rússia mostrou um padrão de crescimento muito forte de 2000 até 2012, com uma taxa média de crescimento de cerca de 10% ao ano. Mas desde 2012, muitas coisas mudaram, e em 2015 a economia caiu em uma profunda recessão.

russia

A queda dos preços do petróleo, as sanções internacionais devido à anexação da Criméia e fuga de capitais reduziram o investimento, o consumo interno, e as importações. A considerável desvalorização do rublo tem pressionado a inflação para dois dígitos e reduziu os rendimentos reais, especialmente dos mais pobres. Esta situação mudou hábitos de compra da classe média e influenciou negativamente o mercado de tissue.

O consumo de tissue cresceu 11,1% em 2012, e depois mais lentamente, 6,6% em 2013 e 5,0% em 2014. Em comparação internacional estas taxas de crescimento são ainda respeitáveis. Em 2015 a economia da Rússia contraiu em pelo menos 4%.

O crescimento mais lento do consumo de tissue não é a única consequência dos desenvolvimentos políticos e econômicos russos. A Rússia tem importado quantidades significativas de tissue de outros países europeus, mas a nova capacidade doméstica e uma desvalorização substancial da moeda russa conteve importações, especialmente de países da UE como a Finlândia.

As exportações de tissue russas têm crescido recentemente, principalmente para o Cazaquistão, Ucrânia, Bielorrússia e outros ex-países da CEI.

Outra influência da economia é a redução do poder de compra do consumidor, que tem procurado produtos de qualidade inferior por razões de preço.

O panorama atual mercado russo é caracterizado por excesso de capacidade e crescimento da demanda em desaceleração, mas, a longo prazo, a Rússia, com o seu baixo consumo per capita (menos de 4 kg), continuará a oferecer potencial para os produtores de tissue. Consta que alguns novos investimentos estão previstos pelos principais players, mas a atual situação econômica pode e vai atrasá-los.

Para novos players, como a Hayat Kimya e a Pulp Invest, a entrada no mercado de tissue Russo tem sido e continuará a ser um desafio.

tissueworldmagazine.com