fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online
Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Notícias Tissue na América Latina

Venezuela renomeia planta da Kimberly-Clark com nome de guerreiro indígena

O governo socialista da Venezuela “renomeou” a planta que pertence a multinacional americana Kimberly-Clark Corp com nome de um guerreiro indígena local.

Logo da K-C ainda é visto na planta Venezuelana.

Tareck El Aissami, governador da província de Aragua, onde a planta é baseada, disse que os trabalhadores escolheram “Cacique Maracay planta produtiva” para o novo nome da fábrica. Cacique Maracay foi um líder indígena local que lutou contra o domínio colonial espanhol no século 16.

“A Kimberly-Clark em breve será chamada de Cacique Maracay, nome eleito pelos trabalhadores”. “Vai ser uma nova empresa no seu modo de produção e distribuição, comprometida com o país.”

Depois de duas décadas na Venezuela, a K-C, fabricante de produtos para cuidados pessoais, interrompeu as operações no mês passado, dizendo que era incapaz de obter matérias-primas e estava lutando com a inflação alta.

As autoridades rapidamente assumiram a planta.

Kimberly-Clark estava produzindo papel higiênico, papel toalha, fraldas e lenços de papel, todos os produtos que são escassos para os venezuelanos, que passam longas horas na fila para obtê-los.

Os críticos dizem que as nacionalizações e aquisições durante 17 anos de governo socialista na Venezuela, sob o comando de Hugo Chávez, que foi presidente de 1999-2013, e agora sob o presidente Nicolas Maduro, destruíram empresas privadas e acabam por intimidá-las.

O governo diz que está resgatando a Venezuela de capitalistas gananciosos e querem colocar recursos de volta nas mãos do povo.

reuters.com