fbpx
NotíciasTissue no BrasilValmet

Valmet proporciona experiências de realidade virtual e aumentada no ABTCP 2018

Tecnologia de simulação de situações reais ganha espaço na indústria, oferecendo eficiência operacional, economia de tempo e dinheiro e melhor segurança nos locais de trabalho

A Valmet está presente no 51º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, ABTCP 2018, que acontece em São Paulo de 23 a 25 de outubro,  com uma tecnologia que ganha cada vez mais espaço no setor industrial: a realidade virtual (RV). A empresa colocou à disposição dos visitantes no estande os HoloLens, óculos de realidade mista, utilizados em aplicações de diferentes tecnologias oferecidas pela companhia.

A Valmet desenvolve diversas soluções, juntamente com os clientes, nas quais a realidade virtual pode ser implementada, ajudando a visualizar ambientes industriais complexos, agilizar a manutenção, diminuir os custos em fábricas, entre outros. “Queremos estar na vanguarda do desenvolvimento de aplicativos virtuais que oferecem valor real, como eficiência operacional, economia de tempo e dinheiro e melhor segurança nos locais de trabalho para nossos clientes. À medida que os progressos avançam e as inovações em ciência e tecnologia evoluem, a realidade virtual e suas aplicações terão um papel importante no dia a dia dos negócios corporativos”, destaca Tales Ribeiro, engenheiro especialista nas soluções de Internet Industrial da Valmet.

Aplicativos que permitem pessoas de diferentes países estarem lado a lado na mesma planta virtual ou numa fábrica e interajam umas com as outras também são oferecidos pela Valmet. Para engenheiros e projetistas, a realidade virtual (RV) disponibiliza uma maneira brilhante de demonstrar novas tecnologias, produtos e serviços em um estágio inicial ou até mesmo experimentarem suas criações antes de serem construídas.

A RV possibilita simular situações da vida real na fábrica e até fornecer treinamento para funcionários em situações perigosas, por exemplo. Essa tecnologia pode ser utilizada para simular, analisar e otimizar todas as fases do ciclo de vida de um produto desde o projeto, o uso e até o descarte.

Outra tecnologia desenvolvida pela Valmet é a realidade aumentada (RA), que traz os componentes do mundo digital para o mundo real percebido por uma pessoa. Ao contrário da realidade virtual, que cria um ambiente totalmente artificial, a realidade aumentada usa o ambiente existente e sobrepõe novas informações em tempo real.

“A RA pode ter muitas implementações no mundo industrial também. Por exemplo, permite utilizar dados e informações existentes de novas maneiras durante a manutenção da fábrica”, complementa Tales.

Também há aplicativos da Valmet para realidade mista (RM), uma fusão dos mundos real e virtual para produzir novos ambientes e visualizações, onde os objetos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real. E a realidade estendida (RE): interação real virtualmente, que engloba vídeo de 360 graus, realidades virtuais, aumentadas e mistas, permitindo interação real, embora o ambiente seja virtual.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.