NotíciasTissue no BrasilValmet

Valmet promoverá novas tecnologias para tissue na América do Sul em 2019

Presença na região será ainda mais forte com a divulgação de diversas tecnologias lançadas recentemente para o segmento

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, prepara-se para divulgar as mais recentes tecnologias desenvolvidas que agregam maior qualidade ao papel tissue e menor consumo de energia na América do Sul em 2019.

De acordo com Rogério Berardi, responsável pela Divisão de Papel na Valmet América do Sul, 2019 será um ano ainda mais forte da Valmet no mercado sul-americano. “Acredito que temos bastante espaço para investimentos em novos projetos de tissue no próximo ano, seguindo a expectativa de crescimento de toda a região, e a Valmet está pronta para ajudar esses clientes locais que pretendem investir em 2019”, destacou Berardi.

No mundo, a Valmet é a líder do mercado tissue e, nos últimos anos, vem lançando  uma gama de novas tecnologias. Um exemplo são as máquinas convencionais modulares com equipamentos de alta tecnologia, tais como: prensa Advantage ViscoNip, que gera 20% menos de consumo de energia; o Advantage Redry, caixa de ar que reduz o consumo de energia em torno de 5%; e uma nova turbina ReTurne que transforma o jato gerado pela caixa de entrada em energia elétrica para a bomba de mistura. Ou seja, 50% da energia consumida pela bomba de mistura agora é de graça devido à utilização dessa turbina.

Outro lançamento foi o Advantage NTT com 12 unidades vendidas no mundo. Segundo Berardi, a tecnologia é projetada para máxima flexibilidade e pode ser facilmente alternada entre a produção econômica de tissue convencional e a produção de tissue texturizado de alta qualidade.


Ele explica que, no “modo convencional”, é possível produzir papel tissue com alta suavidade e baixo consumo de energia. O modo texturizado oferece a possibilidade de produzir papel tissue de qualidade premium com até 50% mais volume e maciez no papel higiênico, bem como 50% de maior absorção de água no papel toalha de cozinha.

Ainda neste ano, a empresa lançou a tecnologia QRT, a mais próxima da tecnologia TAD, para produção de papel tissue ultra premium e consumo de energia 50% menor. Por último, a tecnologia Advantage eTAD desenvolvida pela Georgia-Pacific, a qual a Valmet tem a oportunidade de vendê-la para todos os países do mundo, exceto Estados Unidos, por meio de uma parceria estratégica assinada entre as duas empresas.

“Podemos dizer que fechamos toda a gama necessária para atender ao mercado global. Para isso, investimos muito em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), como por exemplo, em 2017, quando investimos cerca de EUR 65 milhões”, disse.

Para atender à demanda crescente do mercado tissue brasileiro e sul-americano, a Valmet possui um time altamente treinado localizado em Araucária, no Paraná, Brasil, que atua na área de vendas de máquinas novas e reformas, na execução de projetos e serviços, oferecendo desde peças de reposição até o fornecimento de telas e feltros etc.

A Valmet também disponibiliza o chamado Performance Center, um meio de atender os clientes em “real time” de qualquer lugar do mundo. A Valmet possui vários Performance Centers no mundo todo e, dessa sala, um especialista de tissue da Valmet consegue acessar a máquina de qualquer cliente dando todo o suporte necessário para a solução de problemas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo