Notícias Tissue no Brasil

Valmet moderniza automação e instala sistema de controle

Projeto foi realizado em uma parada única de 72 horas sem comprometer a atividade fabril do cliente

A Valmet instalou um novo Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) na caldeira a gás, tratamento de água e efluentes da fabricante de origem japonesa Oji Papéis Especiais, localizada em Piracicaba (SP). A solução – denominada Valmet DNA – foi fornecida após minucioso levantamento de campo a fim de garantir a substituição do sistema em um curto espaço de tempo e em linha com todos os requisitos de segurança.

Seu diferencial é a vasta biblioteca com “templates” de malhas lógicas e telas gráficas, que garante eficiência de engenharia, e um software já consolidado proveniente de uma base instalada com mais de 4.500 sistemas entregues ao redor do globo. Outra vantagem é o sistema replay de tela de operação, no qual é possível voltar no tempo para identificar na tela algo que possa ter ocorrido em meses anteriores e até mesmo rodar vídeos da tela, operando em algum período do passado.

“Na definição de um plano diretor de automação, a Valmet se mostrou um player interessante devido à possibilidade de integrar as suas soluções”, afirmou Alessandro Rodrigues Frias, consultor de projetos da Oji Papéis Especiais.


Um dos desafios do projeto foi o prazo. A substituição de todo o sistema foi realizada em uma parada única de 72 horas em que a Valmet cumpriu todos os padrões definidos para os equipamentos e virtualização. Um dos diferenciais da Valmet foi a implementação das ferramentas de gerenciamento de ativos (FDM – Field Device Manager) e do historiador (TEA – Trend, Events and Archive) com êxito. Um outro fator de sucesso do fornecimento foi a realização de um TAF (Teste de Aceitação de Fábrica) bem feito, que mitigou surpresas durante o start-up do projeto.

“Trabalhamos de maneira bastante planejada junto à Valmet para que a partida do sistema fosse o mais eficiente possível. A Valmet nos suportou de forma bastante consultiva, entendendo as necessidades e os desafios desse projeto. Com isso, o cumprimento do prazo e a manutenção da qualidade puderam ser atingidos de modo bem-sucedido”, avalia Frias.

Comente com Facebook

Comentários