fbpx
NotíciasTissue no BrasilValmet

Valmet integra debate sobre inovação e tecnologia

Empresa participou do 1º Fórum Araucária, realizado nos dias 15 e 16 de agosto, que abordou temas sobre a economia do maior polo industrial do Paraná com os principais empresários da região.

As soluções preditivas para otimizar processos de produção foram destaques da Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologia, automação e serviços para a indústria de celulose, papel e energia, durante o painel “Biotecnologia e Inovação – como as indústrias de Araucária estão se preparando para encarar os desafios impostos pelo mercado para se manterem competitivas” no 1º Fórum Araucária. O evento foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto, na sede da FAE Centro Universitário e organizado pelo Jornal O Popular do Paraná.

O diretor da divisão de Serviços da Valmet América do Sul, Felipe Floriani, se juntou a Pedro Luiz Fernandes, diretor e fundador da Associação Brasileira de Bioeconomia e atual vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novozymes Latin America LTDA, e Paulo Roberto Dantas Marangoni, coordenador e pesquisador do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, para apresentar ações e discorrer sobre a importância da inovação e biotecnologia para que as indústrias instaladas em Araucária continuem sendo referências em suas áreas de atuação.

Felipe Floriani, diretor da divisão de Serviços da Valmet América do Sul.

A Valmet tem a inovação em seu DNA e destina grande parte de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento: no mundo, são 16 centros de pesquisa com mais de 300 milhões de reais investidos, especialmente em inovação tecnológica. “O foco principal é gerar disponibilidade e eficiência de produção ao setor, fornecer produtos de alta qualidade, maximizar o valor da matéria prima, aprimorar a segurança do trabalho, reduzir emissões e desperdícios de água e energia”, comenta Felipe.

Em abril, foi lançado na unidade de Araucária o Valmet Performance Center. A partir deste centro, a empresa se conecta remotamente com seus clientes na América do Sul e coleta dados dos processos de fabricação de papel, celulose e energia pela nuvem. Com um modelo matemático, especialistas fazem análises destas informações e entregam soluções preditivas, buscando melhorias e aumento de produção, da qualidade e redução de custos.

“Uma máquina de papel roda 24 horas continuamente, e não pode parar além dos períodos programados. Eventualmente acontecem quebras de folhas de celulose devido a variações de processos. Desenvolvemos, então, dentro da internet industrial, uma aplicação que recebe os dados desses processos, e em cima do modelo matemático conseguimos prever 50% das quebras de folhas em até duas horas. Esta é uma otimização que os clientes podem ter com nossas soluções em inovação”, explica Felipe. O Valmet Performance Center de Araucária é um dos oito que a companhia finlandesa oferece em todo o mundo.

Inovação e meio ambiente

A Valmet desenvolve tecnologias para a produção de nanocelulose, já disponíveis no mercado. A fabricação mecânica através de refinação da celulose pode ser usada no segmento de tissue, para a produção de papéis higiênicos e lenços; copos de papéis; canudos, e poderá, possivelmente, substituir a garrafa pet.

Araucária: potência econômica

O município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, é considerado o maior polo industrial do Paraná e um dos mais importantes do Brasil. Possui o segundo maior PIB per capita do Estado e o maior salário médio dos trabalhadores formais entre as 399 cidades paranaenses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em busca de novos recordes: as indústrias estão se reinventando e se tornando referência em inovação, tecnologia e biotecnologia, onde ambientes acadêmicos e empresas públicas e privadas têm colocado em prática projetos inovadores no município. É na cidade que se encontra o principal centro de serviços e de distribuição da Valmet na América do Sul.

Durante o 1º Fórum Araucária, os principais empresários se reuniram em painéis de debates que demonstraram a importância da Cidade Industrial de Araucária (CIAR) para a economia local, estadual e nacional. Os participantes puderam adquirir conhecimento sobre o momento pelo qual passa a cidade, seja no campo político, de fortalecimento das instituições, de inovação e tecnologia.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.