Celulose Notícias

Valmet entrega planta piloto para extração de lignina na Klabin

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, acaba de entregar para a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, sua tecnologia de extração de lignina, conhecida por LignoBoost.

O transporte da planta piloto foi feito em dois dias, em vias terrestres; a estrutura foi dividida em três módulos, devido ao tamanho e peso das peças.

No último dia 16 de setembro iniciou-se a instalação na Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba (PR), com a presença da equipe de campo e supervisores da Valmet. O início da operação está previsto para acontecer até o fim do ano.

Valmet LignoBoost

A tecnologia de extração de lignina da Valmet, conhecida por LignoBoost, é pioneira na América do Sul – há duas outras plantas, de escala industrial, instaladas e em operação na Finlândia e Estados Unidos. A produção da planta piloto da Valmet foi desenhada para atender às necessidades específicas da Klabin. Em escala industrial, uma planta de LignoBoost oferece vantagens como redução de carga em uma caldeira de recuperação e economia no consumo de combustíveis. A lignina, produto extraído do licor negro, pode ser reaproveitada em outras áreas de uma planta de celulose, ou comercializada.