Notícias Tissue no Brasil

Valmet consolida operações do Yankee Service Station na América do Sul

A tecnologia soluciona problemas de exposição ao cromo hexavalente, presente em máquinas de papel tissue

A Valmet é a líder no fornecimento de soluções para revestimento de cilindros Yankee, com mais de 635 aplicações ao redor do mundo. Com o objetivo de atender os clientes de forma mais rápida, a Valmet possui no Brasil, o Valmet Yankee Services Station, estação que realiza serviços de retífica e metalização on site. Estes serviços, executados com estrutura local, atendem às demandas emergentes dos produtores locais de papel tissue com maior agilidade e flexibilidade, mantendo o nível global de qualidade exigido pelos clientes e que tornou a Valmet a um dos principais players neste segmento.

O processo do serviço se inicia na seleção e estabilidade das matérias-primas e equipamentos, com destaque à manutenção das propriedades do arame (principal componente do revestimento), desenvolvido e comercializado de forma exclusiva à Valmet.

“As nossas referências mundiais têm demonstrado que Valmet Infinikote 1™ Yankee Metallizing apresenta, quando respeitada suas premissas técnicas, elevada durabilidade e usinabilidade. Isso proporciona aos nossos clientes a manutenção da confiabilidade das máquinas de papel tissue, bem como intervenções mais rápidas e menos dispendiosas”, conta o engenheiro de vendas Eduardo Bonelli.

Valmet Infinikote 2™ Yankee Metallizing

Reconhecendo os riscos potenciais associados à utilização de materiais ferrosos, a Valmet investiu em um programa de desenvolvimento de novos materiais de liga para eliminar o cromo na metalização Yankee. O novo Valmet Infinikote 2™ Yankee Metallizing não contém cromo e não gera cromo hexavalente durante a aplicação. É o revestimento de metalização Yankee mais seguro e de maior duração disponível no mercado.

Este serviço soluciona problemas de exposição ao cromo hexavalente Cr (VI), conhecido como agente desenvolvedor do câncer, tendo como alvo o sistema respiratório, rins, fígado, pele e olhos. O metal de cromo é adicionado ao aço de liga para aumentar a dureza e a resistência à corrosão. Uma das principais fontes de exposição do trabalhador ao Cr (VI) ocorre durante o “trabalho a quente” como, por exemplo, uma simples soldagem de aços inoxidáveis e na aplicação de revestimentos por termo-spray, empregados tradicionalmente a metalização de cilindros Yankee.

Os resultados em escala industrial demonstraram um material mais seguro e otimizado, frente à primeira tecnologia. “Nós identificamos a necessidade de mudar o sistema para garantir a saúde de nossos clientes e colaboradores e nos anteciparmos às futuras mudanças de legislação. Isto nos levou a tomarmos a decisão de desenvolver novos e mais seguros materiais para o revestimento de cilindros Yankee”, explica o diretor de serviços da Valmet, Marko Heino.

Dentre os principais comportamentos, o Valmet Infinikote 2™ Yankee Metal demonstrou uma superior resistência quanto a desgaste sem afetar outras características como dureza (usinabilidade), adesividade (formação de coating) e resistência à corrosão. Este fator poderá levá-lo a trazer novos patamares de vida útil aos revestimentos nos cilindros Yankee.