Valgroup desenvolve Shrink PCR para nova embalagem da cerveja Devassa
A embalagem foi desenvolvida com 30% de resina reciclada em sua composição, sendo um produto mais sustentável que auxilia na aceleração da economia circular do plástico
O Grupo Heineken, a segunda maior cervejaria do país, se une à Valgroup – uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de plástico – para o uso de embalagens fabricadas com filme PCR (resina pós-consumo reciclada) em sua linha da cerveja Devassa.
A embalagem foi desenvolvida com 30% de resina reciclada em sua composição. Trata-se de um produto mais sustentável que auxilia na aceleração da economia circular do plástico, com a redução da utilização de resina virgem, e atendendo o mesmo desempenho de uma embalagem convencional.
Para a Valgroup, participar deste projeto reforça o seu compromisso com a sustentabilidade. A empresa possui um robusto posicionamento ESG, como ser net zero até 2040, neutralizando a emissão de carbono e reciclando o equivalente a 100% da quantidade de embalagens produzidas, o que contribui efetivamente para a economia circular por meio da retirada de resíduos plásticos do meio ambiente.
De acordo com o gerente de Sustentabilidade da Valgroup, João Alves, contar com o apoio de grandes empresas como o Grupo Heineken é fundamental para fortalecer a economia circular, pois são elas que irão influenciar os consumidores e as demais companhias nas boas práticas de consumo de materiais. “Somente com a parceria de todos os elos da cadeia de produção é que vamos conseguir produzir tecnologia e materiais de qualidade para fortalecer a economia circular, modelo ideal para termos embalagens seguras, que resultam em menor pegada de carbono e na descontaminação do meio ambiente”, afirma o executivo.
Em 2021, o Grupo Heineken anunciou o compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A companhia já investe em soluções sustentáveis e quer ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até seu produto pós-consumo.
“Buscar por soluções mais sustentáveis, quando falamos de embalagens, exige que a gente tenha também um cuidado social importante, além de levar em consideração as necessidades dos nossos consumidores e desafios logísticos. Ao olharmos para o nosso portfólio, entendemos que o Shrink é um material muito relevante do ponto de vista de usabilidade para os consumidores e que facilita a logística de transporte, por ser mais leve, resistente e impermeável. Ainda assim, nós identificamos que havia a oportunidade de reduzir os impactos desse item ao adotarmos um modelo mais sustentável que, além de reduzir a quantidade de plástico em lixões e aterros, também contribui para o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, conta Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.
Essa atuação em inovação e sustentabilidade junto ao Grupo Heineken fortalece o propósito da Valgroup em elevar a qualidade de vida das pessoas por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens, otimizando recursos e apoiando a economia circular para os plásticos.