Destaque Tissue no Brasil Tissue no Mundo

Tissue é uma categoria que equivale a $80 bilhões de dólares; e nenhum evento abrange todos os processos… até agora!

"é imprescindível que os canais de distribuição e de varejo devam se envolver mais."

“é imprescindível que os canais de distribuição e de varejo se envolver mais.”

“O varejo é um detalhe” é talvez o mais famoso slogan do mercado tissue. Apesar de eu ter trabalhado em estreita colaboração com o negócio de tissue e papel por mais de 35 anos, eu devo admitir que eu perdi um monte de detalhes sobre varejo. Por favor, perdoe-me, eu sou apenas um fabricante de papel.

Embora eu tenha tido conhecimento de que o volume de negócios em todo o mundo para produtos de papel é estimado em USD 80 bilhões a cada ano e vem aumentando, eu só muito recentemente percebi alguns outros fatos muito importantes em relação a categoria de tissues, que inclui toalhas de papel, papel facial, lenços e guardanapos de mesa, bem como o tissue comercial e industrial.

Por exemplo, para a maioria dos varejistas na categoria produtos de Tissue; os papéis de uso sanitário são de longe sua maior e mais rendosa categoria de “não-alimentos”, de acordo com dados da Nielsen nos EUA. E os mesmos dados mostram que a categoria de tissue é a terceira maior categoria geral em termos de dólares. Isso é grande. Realmente grande.

Da mesma forma, enquanto eu sabia que a categoria de tissue é um grande condutor de tráfego da loja, a maioria dos varejistas também estão bem cientes; para muitos varejistas, tissue tem uma grande influência sobre o tamanho da cesta ou gasto total por compra, que demonstrou ser o dobro quando o tissue está incluído na cesta.

Além disso, como muitos de vocês podem ter ouvido, a Costco, no ano passado, anunciou que o seu papel Kirkland, é seu “único” item mais vendido, com vendas anuais de US $ 400 milhões.

O QUE OS FABRICANTES DE TISSUE ESTÃO BUSCANDO?

Alguns anos atrás, três diretores de uma das maiores varejistas do mundo participaram da conferência Mundial de Tissue em Nice, França. No ano passado em Miami vários varejistas e especialistas em Tissue, estiveram presentes no Tissue World Americas. Em Barcelona este ano, mais alguns varejistas vieram. Quando falei com essas pessoas e lhes perguntei o que eles queriam ter de conhecimento ao sair da Tissue World, a resposta geral foi “queremos saber mais sobre toda a cadeia de valor, bem como novos produtos inovadores e tecnologia por trás deles”.

“O cliente do cliente” e o “fornecedor do fornecedor”

Muita gente já ouviu a expressão que deseja conhecer o seu “cliente do cliente”, bem como o seu “fornecedor do fornecedor”. Parece que muitas das melhores empresas do mundo fizeram uma ciência analítica para saber quem é cliente do seu cliente e fornecedor do fornecedor, para se ter uma visão única, tanto para os guias de mercado, bem como os guias tecnológicos. É evidente que esses varejistas com quem falei estavam pensando sobre isso.

À medida que mergulhei ainda mais neste mundo interessante de detalhes perdidos, e conversei com mais fabricantes de uma forma mais sistemática, tornou-se clara e evidente que Tissue World é apenas metade de um mundo. O evento só estava cobrindo pouco mais da metade de toda a cadeia de valor dos tissues (talvez devêssemos ter o que chamamos de “Tissue Hemisfério”.)

Tissue World, que como você sabe foi iniciada em 1993, e domina claramente o lado da produção da empresa de tissue. Na verdade, o evento foi lançado originalmente com base nos pedidos da indústria de tissue para “um evento próprio”, em vez de ser parte de um outro que mostre papel ou impressão ou mesmo mostras gerais do setor papeleiro. Desde então, tem se desenvolvido para se tornar a maior série de eventos do mundo para a produção de produtos de papel tissue atraindo milhares de visitantes de 80 a 90 países. O que era deixado de lado é um processo importante: A Distribuição e varejo.

Varejistas querem uma visão completa

Em termos simplistas existem basicamente quatro segmentos no processo que compõe a cadeia de valor do Tissue:

1. –Matérias primas de entrada – fibras, energia, água, produtos químicos

2. Fabricação do papel e Conversão- As opções de equipamentos, máquinas e automação para transformar essas matérias-primas em Tissue.

3. Fabricantes – os fabricantes que fazem essa transformação em produtos acabados e os deixam prontos para a venda

4. Varejo e Canais de Distribuição – o percurso destes produtos até chegarem o usuário final.

A Tissue World é hoje dominante no segmento número dois, e bastante forte, nos segmentos de número um e três também. No entanto, é abundantemente claro que há um elo perdido na interação com o segmento de número quatro. Assim, é imprescindível que os canais de distribuição e de varejo se envolver mais.

A Tissue World irá adicionar o foco em um segmento totalmente novo: Varejo e Distribuição.

A Tissue World irá adicionar o foco em um segmento totalmente novo: Varejo e Distribuição.

 MIAMI MUDARÁ as coisas para melhor

Apesar da grandiosidade dessa categoria, até agora não houve nenhum evento que junte tudo sob o mesmo teto. Isso está prestes a mudar na Tissue World 2014, em Miami Beach.

Com o incentivo de muitos gestores de categorias de varejo, bem como os participantes atuais da Tissue World, a edição de 2014 do Tissue World em Miami Beach irá adicionar o foco em um segmento totalmente novo: Varejo e Distribuição. Estamos chamando atenção para este novo aspecto para varejistas e distribuidores de Tissue.

Vamos trazer aos varejistas interessados, ??atualizações sobre questões oportunas e potenciais oportunidades que enfrentam esta categoria crítica:

A. A sessão plenária do Fórum – Explorando temas-chave, como novas fontes de fornecimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Tendências de Consumo, Tecnologia, inovação de novos produtos e de distribuição e logística

B. Sustentabilidade e Meio Ambiente: Você está liderando ou seguindo? – Com palestrantes de ONGs como Greenpeace e WWF, bem como varejistas, fabricantes e principais especialistas

C. Marcas e Private label: Que estratégias são melhores – os principais especialistas e formadores de opinião vão discutir onde eles veem o mercado e quais as vantagens que cada estratégia oferece

D. Varejo On-line, o “Next Generation” e o Impacto sobre a venda de Tissue nestes canais – Com Amazon, Staples e muitos outros grandes lojas online estão ficando mais envolvido na venda de tissues, como será a mudança de canais de varejo tradicionais na próxima década?

FIBRAS também receberão mais atenção

Há também a possibilidade de fazer mais um segmento especial na área das fibras. Celulose fornecedores não tiveram grande visibilidade na Tissue World no passado. Mas, as fibras compõem cerca de 60-70% do custo de produção de produtos de papel, ela vem se tornando extremamente; As fibras vão agora desempenhar um papel mais importante na Tissue World.

Tissue World Miami, acontece em Março, na cidade de Miami, EUA.

Tissue World 2014 dará todo o suporte para o conhecimento de novos produtos, fontes, tecnologias, capacidades e potencialidades.

Enquanto alguns céticos estavam preocupados no ano passado que o mundo ia acabar em dezembro com base no calendário maia (talvez eles simplesmente acabaram de papel), podemos assegurar-lhe que estamos a fazer o nosso melhor para tornar o mundo inteiro mais tecnológico na Tissue World Américas, em Miami, Venha para saber mais detalhes sobre varejo. E Tissues, claro!

Por Hugh O’Brian, Tissue World Magazine
Traduzido e Adaptado por Tissue Online