Notícias Tissue no Mundo

The Navigator receberá investimento estatal da UE

A The Navigator Company vai investir cerca de 120 milhões de euros em uma nova fábrica de papel tissue em Cacia. Do total investido, 12 milhões de euros são apoios do Estado português.

E a Comissão Europeia anunciou nesta última quarta-feira (31), que “aprova o auxílio ao investimento concedido por Portugal à fábrica de papel tissue da The Navigator em Cacia”.

A Comissão considerou que o auxílio de investimento de 12 milhões de euros está em conformidade com as regras da União Européia em matéria de auxílios estatais”.

O auxílio apoiará os planos do Grupo Navigator para investir cerca de 114 milhões de euros na produção de papel tissue em Cacia (Aveiro).

Criação de 133 empregos

“O projeto deve criar pelo menos 133 empregos diretos. Cacia está localizada na região do centro de Portugal, uma área elegível para auxílios regionais.” Explica a Comissão.

A Comissão concluiu que, “sem o financiamento público, o projeto não teria sido realizado em Portugal ou em qualquer outro país da União Européia, uma vez que não teria sido economicamente viável. Além disso, o auxílio é limitado ao mínimo necessário para tornar o projeto suficientemente rentável para a empresa realizar o investimento”, acrescenta.

Complexo Industrial de Cacia

O Complexo Industrial está localizado na vila de Cacia, distrito de Aveiro, no centro da maior mancha florestal de eucalipto em Portugal.

A sua produção atinge um volume anual na ordem das 320 mil toneladas de pasta branqueada de eucalipto, direcionadas para a transformação em papéis especiais como décor, filtros, cigarros e tissues de alta qualidade.

Integra também uma central de co-geração a biomassa associada à fábrica de pasta e uma central termo-eléctrica de biomassa para a produção de energia renovável.