fbpx
NotíciasTissue no BrasilValmet

Tecnologia da Valmet aumenta qualidade da polpa durante processo de cozimento

Sistema Radial Wash Duo foi apresentado no Congresso do ABTCP 2018; tecnologia proporcionou aumento de 5%ISO na alvura da polpa descarregada pelo digestor contínuo e redução no consumo de químicos no branqueamento

O Radial Wash Duo da Valmet tem como objetivo melhorar a qualidade da polpa produzida em plantas de cozimento CompactCooking G2 a partir do aumento de sua alvura e redução de seu carry-over no final deste processo. O sistema foi apresentado pela Valmet no dia 24 de outubro, durante palestra sobre revisão e atualização da Tecnologia CompactCooking, ocorrida no 51º Congresso Internacional de Celulose e Papel, em São Paulo.

“Monitoramos a planta de um cliente de celulose e papel durante quatro meses e percebemos o aumento da alvura descarregada pelo digestor em 5%ISO com o Radial Wash Duo. Este aumento da alvura provocou maior impacto na redução de químicos no branqueamento do que se aumentasse somente a eficiência da lavagem nesta etapa”, explicou André Domingues, engenheiro de processo da Valmet.

Esse resultado gerou redução de 20% de dióxido de cloro, químico utilizado para branqueamento, trazendo menor custo operacional para o cliente. “O sistema Radial Wash Duo foi inclusive incluído como padrão na terceira geração da tecnologia de cozimento CompactCooking G3, lançada no ABTCP 2018”, disse.

Como funciona

O equipamento principal em um processo de cozimento de cavacos de madeira é o digestor, o qual é dividido em três zonas na tecnologia CompactCooking. Na primeira e a segunda zonas ocorrem reações de cozimento da madeira e a terceira zona é dedicada a lavagem. O Radial Wash Duo é implementado diretamente na segunda zona de cozimento, iniciando a etapa de lavagem em paralelo com as reações de cozimento. A alteração das condições da segunda zona de cozimento resulta em um aumento na alvura descarregada pelo digestor.

“O equilíbrio entre cozimento e lavagem no digestor faz toda a diferença na qualidade da polpa para as etapas subsequentes do processo produtivo”, comentou Domingues.

Segundo o engenheiro, a tecnologia de cozimento CompactCooking passou por diversas evoluções tecnológicas devido às mudanças de necessidades do mercado. “A evolução envolveu todo o contexto histórico da tecnologia de cozimento e as atuais demandas do mercado, como redução de custo, aumento de flexibilidade operacional e demanda por produções cada vez maiores”, comentou Domingues.

A empresa aproveitou a participação no ABTCP 2018 para lançar a terceira geração do CompactCooking, além do Valmet Performance Center, uma nova maneira de atender os clientes.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.