fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Sustentabilidade Tissue no Mundo

Sustentabilidade é parte integrante da cadeia de valor do mercado Tissue Europeu

Roberto Berardi, presidente do Simpósio Tissue Europeu (ETS)

papel_higienico_rep

A indústria está trabalhando para fornecer saúde e higiene de forma sustentável

Roberto Berardi, presidente do Simpósio Europeu Tissue (ETS) e veterano da indústria, diz-nos o que a indústria está tomando medidas para enfrentar os desafios da sustentabilidade.

Ao trabalhar em um setor cuja matéria-prima é proveniente de florestas, é normal pensar a longo prazo. Sustentabilidade do negócio é uma forma de vida na indústria de Tissue Europeia, cuja matéria-prima vem de árvores que têm um ciclo de crescimento de até 50 anos. A Europa tem alguns dos mais avançados sistemas de manejo florestal no mundo e atende aos diversos critérios de sustentabilidade. O objetivo do setor de papel tissue não é apenas para promover a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis ??dentro da própria indústria, mas também contribuir decisivamente para aumentar a higiene e saúde a nível europeu, de uma forma sustentável. Sustentabilidade deve tornar-se uma norma.

Antes de entrar em algumas das iniciativas que a indústria está tomando lugar, vamos definir o que queremos dizer com “negócio sustentável”. Costuma-se dizer que a sustentabilidade é baseada em três pilares: social, ambiental e econômico. Estou de acordo com esta definição, é claro, mas o meu favorito é aquele que eu aprendi em um seminário na Harvard Business School, há alguns anos: a sustentabilidade é a liderança e responsabilidade. Para começar, todos os negócios deve ser claro para onde está indo e incluir a sustentabilidade em tudo o que faz: objetivos, missão, estratégia, valores e responsabilidades. Em seguida, você deve criar um contexto empresarial e uma cultura empresarial em que as atividades são válidas a partir de três pontos de vista: econômicas, legais e éticas.

A empresa que atende a esses três critérios em todas as suas ações podemos dizer é legitimamente sustentável. Como já foi visto no passado, os requisitos de natureza ética, muitas vezes tornam-se ao longo do tempo, requisitos legais, e assim, a opinião pública exige uma forma mais sustentável de fazer negócios.

Esta abordagem é coerente com o objetivo da Comissão Brundtland: unir os países em favor de um ambiente de desenvolvimento mais amigável, um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades .

O que a indústria de tissue Europeu diz sobre isso?

O setor é dedicado aos esforços contínuos para aumentar a sustentabilidade de suas atividades em várias frentes, como a reciclagem, recuperação, transporte, gestão da água e segurança no local de trabalho. Há uma série de iniciativas já estabelecidas e vários projetos novos e promissores que provavelmente marcam a direção futura da indústria.

Certificação Florestal: Um elemento crucial para demonstrar as nossas credenciais de sustentabilidade.

Estamos imensamente orgulhosos da nossa mais recente iniciativa no campo da certificação florestal, uma atividade fundamental para a indústria que dá paz de espírito para os clientes e consumidores, e credibilidade para a indústria.

O ETS apoia o uso de fibra de florestas geridas de forma legal e sustentável e incentiva o uso de certificação de terceiros como uma das melhores maneiras de garantir que os fornecedores cumprem os produtos e insumos deste tipo de gestão. Nossa associação apoia os vários programas nacionais e internacionais de certificação florestal para prestadores de serviços, sem favorecer qualquer um em particular. Certificação de fibras tem sido bem recebida pelos clientes, e a ETS está empenhada em apoiar o manejo florestal sustentável, tendo em conta a responsabilidade social e viabilidade econômica. Também apoiamos o desenvolvimento de padrões, medidas de desempenho e melhoria contínua das melhores práticas em ecossistemas florestais.

Oportunidades de reciclagem e recuperação

A Europa é o continente que tem muito papel reciclado, com percentuais acima de 70% em 2012, um aumento considerável em relação ao valor de 40% em 1995. Enquanto o consumo de papel manteve-se semelhante aos dados de 1998, o volume de reciclagem é de 150% maior. Na Europa, a fibra de papel é recolhida em uma média de 3,5 vezes, 2,4 vezes, em comparação com o resto do mundo. A ETS também é membro do Conselho de Papel Reciclado Europeu, cujo objetivo é atingir uma taxa de reciclagem de 70% na Suíça e Noruega.

Quero ressaltar que vários estudos baseados na metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV) indicam que os produtos de Tissue a base de fibras sustentáveis ??podem ser fabricadas tanto reciclado e ou virgem, ambos com suas vantagens e desvantagens. Estudos sobre o carbono na produção de papel higiênico, a decisão de usar um ou outro tipo de fibra não afeta significativamente a pegada de carbono, e nenhum dos dois tipos de fibras podem ser consideradas preferíveis do ponto de vista ambiental em termos de emissões de carbono.

Os efeitos totais sobre o meio ambiente dependem de vários fatores, incluindo a localização da fábrica de papel, a proximidade das fibras, opções energéticas disponíveis e o tratamento de resíduos; critérios a serem avaliados caso a caso. Não somos a favor da rotulagem dos produtos com indicação do uso de carbono, já que este critério só mede um fator, que pode ser mal interpretado pelos consumidores.

No campo das novas tecnologias, a indústria de Tissue, emprega técnicas sofisticadas para usar cada vez mais fibras recicladas de produtos sem sacrificar a suavidade, força e capacidade de absorção. As empresas estão inovando com a utilização de fibras recicladas ou ambientalmente amigáveis que vêm de plantas que crescem bem e são capazes de produzir fibras virgens de matérias-primas similares.

Redução de perdas

O método mais sustentável de recuperação de materiais usados ??não gera resíduos.

Fábricas de papel da Europa tem dedicado muito esforço para minimizar o desperdício nos processos de produção, no corte do papel e como usar os equipamentos e empilhadeiras. O objetivo é reduzir ao mínimo as perdas e, portanto, o lixo. Ao mesmo tempo, a indústria está a desenvolver produtos mais absorventes, que reduzem a quantidade de papel usado pelo consumidor.

A conservação da água é uma questão fundamental que diz respeito a todos os países. Neste sentido, as empresas da indústria de Tissue tem se preocupado cada vez mais para reutilizar a água.

Sustentabilidade no Trabalho

Segurança no local de trabalho é um pré-requisito fundamental para a sustentabilidade, bem como a obrigação legal e ética. Garantir a segurança é uma questão de respeito.

A Empresa que prioriza a segurança dos seus trabalhadores, tem funcionários mais motivados e com melhor desempenho. O resultado é um ciclo virtuoso, que leva à prosperidade da empresa. A implementação de valores e práticas que garantam a segurança é essencial não só para a indústria de tissue, mas também para os seus inúmeros fornecedores.

O que o futuro reserva?

Clientes e consumidores estão cada vez mais conscientes da necessidade de conservar. Lidam muito bem, por exemplo, com a redução da embalagem, de modo que a indústria tem realizado várias iniciativas para tornar os produtos mais compactos.

Além disso, a ETS tem realizado vários estudos para analisar a utilização do caminhão de transporte e otimização da carga, a fim de economizar custos e energia. A indústria não pára. Nós também usamos materiais reciclados para embalagem exterior. Queremos que todas as partes da cadeia de produção estão cientes do impacto que têm sobre o meio ambiente.

A nossa indústria vai continuar quebrando barreiras em termos de técnicas de reutilização e até mesmo superar o excelente trabalho que está sendo feito hoje. Eu estou convencido de que iremos desenvolver tecnologias de produção ainda mais eficaz em papel.

Meu sonho, é claro, é que as inovações futuras façam um meio ambiente melhor e um planeta amigável. Nós ainda vamos produzir o rolo de papel perfeito: macio e absorvente, durável, muito longo, decorado, feito de reciclado e acessível para a maioria das pessoas.

Estou animado com tudo o que conseguimos até agora no campo da sustentabilidade. Estou otimista sobre o futuro e para onde iremos, através da inovação e determinação. Ainda assim, nós não queremos ser complacentes. A indústria de Tissue Europeu está empenhada em ajudar as pessoas a alcançar uma melhor qualidade de vida, através de produtos que promovem a saúde e, portanto, a saúde. A menos que sejamos capazes de melhorar ou pelo menos manter os nossos padrões de excelência, não podemos continuar a dizer que somos “sustentáveis”.

Sobre o ETS

ETS é a associação europeia de fabricantes de produtos de Tissue. Membros do ETS representam a maioria dos produtores de papel de tissue na Europa e cerca de 90% da produção europeia total. ETS foi fundada em 1971 e tem sede em Bruxelas.

Alimarkets.es
Adaptado e Traduzido por Tissue Online