NotíciasTissue na América Latina

Supermercado venezuelano coloca sistema digital para limitar quantidade de produtos por cliente

crisis_venezuela_4

A empresa Makro, uma das principais cadeias de varejo da Venezuela, anunciou hoje a instalação de um sistema de leitura de impressões digitais nos seus supermercados para limitar a quantidade de produtos que os clientes podem adquirir. O sistema já havia sido anunciado ano passado, em formato de testes.

“Tomamos esta decisão para evitar as compras excessivas por parte de alguns clientes”, disse o vice-presidente da empresa aos jornalistas.

Segundo Giovanny Malvestuto, as limitações vão começar em dois estabelecimentos de La Guaira e Guatire (Grande Caracas), onde a receção de produtos como a carne e o frango tem sido menor do que é habitual.

“No entanto, a esta data, há itens com maior distribuição em comparação com 2014, por exemplo a farinha de milho pré-cozida (mais 50%) e o detergente em pó (mais 12%)”, explicou, sublinhando que a população deve estar tranquila ao fazer compras.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas dos cidadãos quanto às dificuldades para conseguir alguns produtos básicos, como fraldas para bebés, sabão em pó e detergentes, toalhas femininas, papel higiênico, desodorizantes, lâminas de barbear, shampoos e sabonetes.

Também farinha de milho pré-cozida, óleo, café, arroz branco, açúcar, leite em pó e homogeneizada, entre outros.

Muitos estabelecimentos comerciais registam, desde o início de janeiro, longas filas de pessoas, que pretendem comprar os produtos mesmo antes de serem colocados nas prateleiras.

A elevada afluência, conflitos entre clientes e a denúncia de assaltos nas filas de espera levaram o Governo a condicionar os acessos aos supermercados, principalmente quando chegam produtos escassos.

Sábado o presidente Nicolás Maduro acusou os distribuidores de produtos de, em quatro dias, terem imposto uma guerra psicológica, que levou 18 milhões de pessoas a irem fazer compras aos serviços comerciais públicos e privados, “três vezes mais do que em qualquer (outra) circunstância”.

rtp.pt

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo