Stora Enso e Tetra Pak estudam solução para reciclagem de embalagens cartonadas
O estudo de viabilidade inclui um plano para uma instalação abrangente de reciclagem na unidade de Langerbrugge, na Bélgica
A Stora Enso e a Tetra Pak estão examinando em conjunto uma solução compartilhada de reciclagem de embalagens cartonadas para bebidas para atender à crescente necessidade de reciclagem na região de Benelux, respondendo à demanda por soluções de embalagens circulares baseadas em papel.
O estudo de viabilidade inclui um plano para uma instalação abrangente de reciclagem para essas embalagens na unidade da Stora Enso de Langerbrugge, na Bélgica. O processamento das fibras ocorreria nesta planta, enquanto os materiais de barreira de polímero e alumínio seriam reciclados por um parceiro.
Aproximadamente 75 mil toneladas de embalagens cartonadas para bebidas são colocadas no mercado de Benelux anualmente, um volume crescente do qual mais de 70% já é coletado para reciclagem. Atualmente, não há infraestrutura de reciclagem para essas embalagens no território e a colaboração entre a Stora Enso e a Tetra Pak criaria um sistema completo de reciclagem de embalagens cartonadas para bebidas da região e proximidades.
Dentro da solução, a Stora Enso processaria as embalagens cartonadas de bebidas coletadas e recuperaria as fibras. As fibras recicladas serviriam como fonte de material para a produção de embalagens cartonadas recicladas na fábrica de Langerbrugge, fornecendo uma solução totalmente circular. A Tetra Pak garantiria uma solução de reciclagem para materiais de polímeros e alumínio a serem processados por um parceiro dedicado.
O projeto de reciclagem está vinculado ao estudo de viabilidade recentemente anunciado pela Stora Enso para potencialmente converter uma das linhas de papel da unidade de Langerbrugge em uma linha de papelão reciclado de alto volume. A conclusão deste estudo de viabilidade está prevista para o primeiro semestre de 2023. Após a decisão de investir, a linha de papelão reciclado deverá entrar em produção durante 2025. O estudo conjunto com a Tetra Pak seguirá o mesmo cronograma.
A linha de reciclagem proposta em Langerbrugge processará inicialmente cerca de 50 mil toneladas de caixas recicladas por ano, com potencial para ser ampliado.
“Com esta iniciativa conjunta, reforçamos nosso compromisso com o progresso local da reciclagem e a melhoria da infraestrutura em Benelux, uma região com alto volume de embalagens cartonadas para bebidas. A Stora Enso é um parceiro confiável e importante que possui o know-how e a experiência que precisamos na reciclagem de fibras. Junto com eles, temos o potencial de implementar uma solução circular que nos ajuda a proteger um mundo onde um número crescente de embalagens cartonadas é coletado, reciclado e podemos minimizar o lixo”, declara Chakib Kara, diretor administrativo França e Benelux da Tetra Pak.
“Na Stora Enso, buscamos constantemente oportunidades para aprofundar nosso compromisso com um futuro de embalagens circulares. O avanço da circularidade requer investimentos inteligentes e colaboração com os parceiros certos. Ao trabalhar em conjunto com a Tetra Pak, podemos simultaneamente criar valor, aumentar a circularidade e aumentar nossa competitividade”, afirma Markku Luoto, VP LPB Aseptic e CUK, Stora Enso.
As embalagens cartonadas para bebidas contêm fibras de alta qualidade que são uma excelente fonte de material para a produção de embalagens cartonadas de papel reciclado. Langerbrugge oferece uma fábrica estrategicamente importante para permitir uma solução local de circularidade de embalagens baseada em papel. Além disso, a coleta de embalagens cartonadas de bebidas para reciclagem já está avançada na região de Benelux.