fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Banner Incape Portal Tissue Online

Notícias Tissue na América Latina

Stora Enso diz que a fábrica de celulose no Uruguai vai começar a operar no início de 2014

A empresa finlandesa Stora Enso corta a meta de produção para 2014 de sua nova fábrica de celulose no Uruguai, após outro atraso na data de início do projeto, levantando dúvidas de que a empresa de mudança de mercado, para produtos de papel tissue possa demorar muito.

A fábrica de Montes del Plata, uma sociedade em partes iguais com a Arauco, unidade da chilena Copec, é visto como uma fonte de crescimento futura para a Stora, devido uma mudança no mercado para dispositivos digitais caindo a demanda por papel no mercado europeu.

Stora disse que a fábrica no Uruguai vai começar a produção no início de 2014. A fábrica de celulose de eucalipto estava prevista para entrar em operação no terceiro trimestre de 2013, mas foi adiada por greves e outras questões trabalhistas.

A companhia disse que agora espera produzir no local um milhão de toneladas de celulose em 2014, abaixo dos 1,3 milhões de toneladas previstas.

“Parece que a gestão do projeto não foi bem como o planejado”, disse o analista do Handelsbanken Karri Rinta, notando que era um novo cenário para a Stora.

O CEO Jouko Karvinen disse em uma teleconferência que as relações de trabalho no projeto, que teve um aumento de 93 por cento, têm melhorado recentemente.

Outra fábrica de celulose finlandesa no Uruguai, Fray Bentos, também tem enfrentado dificuldades. A fábrica de propriedade da UPM-Kymmene, está localizada perto da fronteira com a Argentina e os dois países têm diferenças sobre seu impacto ambiental.

UPM e Stora vem diminuindo a produção de papel na Europa há anos, mas observão um futuro melhor para a celulose, que é usada para produzir não só papel, mas também uma vasta gama de produtos de consumo, como tissue e embalagens de papelão.

O mercado global de celulose está crescendo constantemente, ajudado pela demanda crescente da China por produtos de papel e papelão.

A América Latina tem muitas plantas de celulose com árvores de eucalipto que crescem mais rápido do que outras espécies de madeira e podem ser colhidas apenas sete anos após o plantio.

Stora Enso anunciou este mês um aumento nos lucros do núcleo no terceiro trimestre, graças à força de sua unidade de negócios de embalagem de papelão. Na terça-feira, confirmou que o lucro operacional estrutural subiu para 184.000.000 €, antes 178 milhões de euros por ano.

No entanto, ele também alertou que o lucro do núcleo do quarto trimestre seria menor que a 158 milhões dólares americanos que reportados no mesmo período do ano passado, a demanda fraca e preços nos mercados europeus.

Fonte