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Soluções remotas contribuem para a produção de papel e celulose

A Valmet desenvolveu e disponibilizou ao mercado um mix completo de soluções remotas, em um crítico momento da cadeia produtiva nacional

Diante da pandemia do coronavírus, a indústria brasileira teve de buscar alternativas para continuar com a produção de suas atividades essenciais de forma segura para colaboradores e clientes, sem deixar de lado a qualificação da mão-de-obra e do atendimento prestado ao consumidor. Essa nova realidade exige soluções assertivas e cada vez mais alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0.

Ciente dessa demanda, a Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, desenvolveu e disponibilizou ao mercado um mix completo de soluções remotas, em um crítico momento da cadeia produtiva nacional.

Dois exemplos dessa aplicação de serviços à distância estão sendo aplicados nas plantas da Suzano S.A., maior produtora de celulose de eucalipto do mundo. Na fábrica no município de Limeira (SP), a empresa realizou uma inspeção no filtro à vácuo a partir da conexão remota, com uma ferramenta de realidade aumentada que permite o acompanhamento remoto de um especialista, em tempo real, para a realização do reparo.

O técnico de serviços da Valmet, Paulo Carneiro, foi o responsável pela operação. Presente na planta da Suzano, ele foi orientado pelo gerente de produção, Paulo Oliveira, que repassou as diretrizes para a realização do serviço. “A conexão remota foi fundamental para a solução do problema. A plataforma, além de amparar o profissional, possibilita também toda uma comunicação via smartphone, tablet ou computador. Sem a utilização dessa tecnologia oferecida pela Valmet, o atendimento ao cliente seria dificultado”, explica Carneiro.

Já para a planta da Suzano localizada em Três Lagoas (MS), a companhia solicitou um atendimento remoto para resolver o problema em um analisador Valmet Pulp Expert DCD, que mede a sujidade (Dirty Count) das folhas de celuloses por meio de câmeras. Para o trabalho, a Valmet utilizou diferentes softwares para diagnóstico e acesso interno do equipamento.

Sem a presença de um profissional da Valmet, o serviço de suporte remoto detectou o motivo das falhas na programação das rotinas do analisador. A partir do acesso remoto ao analisador, o técnico da empresa pôde corrigir o processo após oito horas de serviço, desde o diagnóstico até a correção da lógica PLC (do inglês, Programmable Logic Controller). Normalmente, um atendimento como esse demoraria, cerca de três dias, dependendo do tempo de viagem e de disponibilidade de deslocamento das equipes de manutenção.

Segundo o diretor de Serviços da Valmet, Felipe Floriani, os dois casos demonstram que os serviços remotos têm sido grandes aliados na continuidade do relacionamento entre a Valmet e seus clientes. “Já conseguimos realizar diversos serviços remotos na América do Sul com essa tecnologia e continuamos com a capacitação das equipes de assistência técnica, serviços e vendas; e também de nossos clientes para utilizarem de forma mais efetiva as ferramentas que temos disponíveis para os atendimentos remotos”, conclui.

Soluções remotas contribuem para a produção de papel e celulose

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