fbpx
NotíciasTissue no Brasil

Soluções químicas da Biolub melhoram processo de fabricação de papel

O mercado de papel e celulose vem crescendo ano após ano e atualmente tem grande importância na economia brasileira devido principalmente a sua alta eficiência produtiva e ao uso inteligente dos recursos de produção, o que tem atribuído ainda mais relevância ao Brasil como um player mundial importante para a indústria.

Por falar em produção, vale destacar que o uso de enzimas é algo indispensável para produção de papel e celulose, uma vez que seu processo sofre com as contaminações, necessitando da utilização das enzimas para evitá-las.

As enzimas são utilizadas como inibidores da contaminação, além disso, algumas enzimas são utilizadas para deixar o papel mais branco, além de outras aplicações, a seguir você verá algumas enzimas e suas aplicações na produção de papel!

A grande vantagem das enzimas é que elas são biodegradáveis e podem reduzir significativamente o consumo de água além de outros recursos no processo de produção de papel e celulose.

Resumidamente, o uso das enzimas não apenas reduz o impacto ambiental, mas também contribui para redução de custos produtivos.

É importante destacar que para poderem atuar corretamente, as enzimas devem ser aplicadas de acordo com a etapa do processo químico de fabricação da celulose ou do papel. Em linhas gerais, o processo produtivo da indústria de papel e celulose inicia-se com a chegada dos cavacos de madeira à fábrica.

No caso específico da produção de celulose funciona da seguinte forma:

A madeira picada é encaminhada aos digestores, onde será transformada em polpa. Na sequência, da polpa é extraída a celulose, que pode ser vendida ou encaminhada para o processo de branqueamento. Cada etapa tem características próprias que requerem operação e manutenção apropriadas para assegurar seu bom funcionamento.

SUTAX ENZIMA 409 CA,

No momento da polpação, pode haver o entupimento das tubulações com o amido que sai da madeira ao se romperem as ligações das moléculas de celulose. Assim, para a limpeza dos diferentes circuitos, compostos enzimáticos podem ser utilizados para sua limpeza e neste caso estamos falando do SUTAX ENZIMA 409 CA, um composto enzimático biodegradável para limpeza do circuito de amido. Clique para saber mais!

SUTAX ENZIMA 210 ATB

Um outro problema são materiais indesejáveis que podem acumular nos reatores, formando lodos e efluentes contaminados que, além de comprometerem a qualidade do produto final, podem causar danos ao meio ambiente. Para evitar esses problemas, são utilizados compostos enzimáticos capazes de degradarem macro e micro nutrientes.

SUTAX ENZIMA 404 EC

Algumas espécies florestais têm colas e gorduras que podem prejudicar a qualidade do produto final. Para mitigar essa contaminação, que ocorre na etapa de polpação, podem ser utilizados compostos enzimáticos capazes de eliminar essas colas.

SUTAX ENZIMA 405 AR

Na produção do papel, são necessários processos de refinamento para homogeneizar o material. Assim, compostos enzimáticos auxiliares podem ser aplicados nesta etapa tanto para favorecer a drenagem da folha quanto para reduzir o uso de recursos energéticos na fábrica.

SUTAX ENZIMA 402 CF

Outro recurso é o emprego de enzimas capazes de ajudarem a desagregar as fibras de papel, o que melhora a qualidade do produto final ao melhorar a refinação do papel, além de reduzir incrustações e melhorar o fluxo de água no sistema.

SUTAX ENZIMA 401 BO

Entre as diversas etapas do processo, muitas contaminações podem ocorrer. Alguns compostos enzimáticos para boil out foram desenvolvidos com o intuito de limpar os diversos equipamentos, tubulações e componentes do processo produtivo da indústria de papel e celulose.

Desta forma, o uso de produtos de origem enzimática em substituição aos compostos químicos convencionais tem como principais vantagens a potencial redução de custos e o menor impacto ao meio ambiente. As enzimas são utilizadas para o rompimento de moléculas de madeira, o que permite seu uso na cadeia produtiva do papel e celulose.

Se você quiser saber mais sobre as enzimas especiais da Biolub para o processo de fabricação de papel e celulose, clique no botão abaixo:

[btnsx id=”36652″]

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.