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Softys pretende se tornar referência mundial no consumo de água

As novas metas de sustentabilidade da companhia vêm em um momento de consumo aquecido de papéis tissue

Maior indústria de papéis tissue do Brasil, a Softys, integrante do grupo chileno CMPC, pode receber status de referência mundial no consumo de água. Isso porque ela definiu metas de sustentabilidade inovadoras, incluindo diminuir o consumo de água, um dos principais insumos na produção de celulose e papel, em até 40%, até 2025.

Além de reduzir o uso de recursos hídricos no processo industrial, a empresa quer zerar os resíduos de produção que têm como destino os aterros sanitários. “A meta é ter um consumo menor do que o da indústria na Europa e nos Estados Unidos”, comentou o diretor-geral da Softys no Brasil, Luis Delfim.

Softys pretende se tornar referência mundial no consumo de água

A direção global da Softys apresentou, em evento transmitido on-line, na quarta-feira, 8, sua nova estratégia de sustentabilidade, associando as metas ao planejamento dos negócios para o período de 2020 a 2023, com prazos e objetivos ambientais e sociais.

A novidade vem em um momento de consumo aquecido de papéis tissue, estimulado em todo o mundo pela pandemia do coronavírus. Para Delfim, a pandemia tende a incentivar as pessoas terem novos hábitos de higiene, o que deve beneficiar a Softys, que além de papel higiênico, fabrica lenços e toalhas de papel e fraldas descartáveis. “Acredito que haverá uma maior consciência quanto à higiene [no pós-pandemia]”, defendeu.

Neste ano, a companhia investiu US$ 5 milhões em várias fábricas, objetivando diminuir o consumo de recursos hídricos. No Brasil, de acordo com o executivo, os investimentos necessários serão estabelecidos no segundo semestre, porém, nos últimos dois anos, já houve avanços, pois desde 2018, o consumo de água nas fábricas locais foi reduzido em 20%.

“Será preciso mudar processos e ampliar ainda mais a eficiência operacional. O benefício é que, ao usar a mesma máquina para produzir mais, vamos consumir menos água e gerar menos resíduos”, explicou Delfim, ressaltando que, em dois anos, o ganho de eficiência operacional no país chegou a 15%.

No Brasil, a Softys possui cinco unidades, uma delas, a Sepac, no Paraná, comprada em 2019 por R$ 1,3 bilhão. Com a aquisição, a empresa faturou R$ 2,6 bilhões no último ano. Cerca de 35% do faturamento consolidado da Softys está na operação brasileira, que deve ter peso relevante para atingir as metas recém-anunciadas.

Luis enfatiza que, no país, houve um aumento inicial de demanda por produtos como papel higiênico, guardanapos e toalhas de papel em março, quando a Covid-19 começou a se espalhar com maior velocidade. Em seguida, o consumo de tissue se estabilizou e voltou a um cenário próximo ao visto antes da pandemia.

Já no segmento de papéis para uso doméstico, como toalhas de cozinha, o Brasil ainda possui consumo per capita inferior aos vistos em países vizinhos. A pandemia trouxe um aumento de 20% a 30% na demanda local por essa linha de produtos, mas ainda não é possível afirmar até quando esse consumo se manterá em níveis mais altos. Para Luis, há uma dúvida isso se prolonga por mais tempo.

A pandemia adicionou mais um novo item ao portfólio da Softys: as máscaras cirúrgicas, para cuja produção a empresa adquiriu equipamentos específicos, dois deles para instalação no Brasil. O objetivo foi produzir máscaras para seus funcionários e ofertá-las aos estados onde a companhia atua, totalizando 3 milhões de unidades doadas. Em agosto, ocorre a chegada da segunda linha de produção ao país, e assim, a capacidade instalada deve saltar para 12,5 milhões de máscaras mensais, que passarão a ser comercializadas sob a marca Elite em diferentes canais.

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