Softys investe US$ 12 milhões em nova linha de fraldas infantis
Ampliando seu portfólio, a nova linha de produção da companhia produzirá fraldas do tipo pants e terá foco no mercado do Nordeste
A Softys, subsidiária de papel tissue e personal care da chilena CMPC, está apostando no segmento premium de fraldas infantis e investiu US$ 12 milhões em uma nova linha de produção, montada no complexo industrial de Caieiras (SP), no final do último ano.
Com capacidade de produção de 25 milhões de unidades por mês, a linha abastecerá o mercado brasileiro com a primeira fralda da companhia na versão “shortinho”.
De acordo com a empresa, o objetivo é exportar as novas fraldas para outros países na América Latina, incluindo o Chile, mas com exceção do México, onde a companhia chegou a um acordo para compra da operação local da Ontex.
“Vamos ajudar a desenvolver esse mercado no Chile. Em três anos, é possível que já tenhamos de ampliar a produção”, declarou Luis Delfim, diretor-geral da Softys Brasil.
Segundo o executivo, o ingresso da Softys nesse segmento estava previsto para 2021, pois o projeto já havia conseguido o aval do conselho para seguir em frente dois anos antes, mas os planos foram adiados devido a um atraso na linha de produção, montada na China, em decorrência da pandemia de Covid-19.
SEGMENTO EM ASCENÇÃO
O segmento pants é o que mais cresce na categoria de fraldas infantis e, atualmente, o Nordeste é a região do país com maior crescimento, responsável por 51% das vendas desses produtos. “Por isso o foco no Nordeste. Vamos atuar nas diferentes regiões, mas a demanda maior está ali”, explicou Delfim.
No mercado brasileiro, as fraldas pants custam em média 15% mais do que as fraldas tradicionais e representam apenas 10% da demanda nacional em volume. Já em outros países, como no Japão, a participação desse modelo de fraldas infantis chega a ultrapassar os 80%. Os percentuais refletem uma tendência mundial e mostram que há um potencial de crescimento no setor.
De acordo com dados da Nielsen Retail, a marca Babysec está entre as marcas de fraldas infantis mais vendidas no Brasil, com 11,2% de participação em volume no mercado, e é líder no Rio de Janeiro, com 36,1% do mercado carioca.
Atualmente, o segmento de personal care representa 40% dos negócios da Softys no Brasil, enquanto os outros 60% correspondem ao segmento de tissue. Para a companhia, a tendência é que em alguns anos essas participações se equilibrem em torno dos 50%.