NotíciasTissue no mundo

Softys anuncia sua ambiciosa estratégia de sustentabilidade 2024-2028

A companhia busca promover uma cultura empresarial focada nos colaboradores, nas comunidades e no cuidado ambiental

A Softys, líder em higiene e cuidados pessoais na América Latina e parte das empresas CMPC, anunciou sua ambiciosa Estratégia de Sustentabilidade 2024-2028. Esta iniciativa se concentra na promoção de uma cultura empresarial focada nos colaboradores, no apoio às comunidades, na gestão ambiental responsável e no cuidado aos consumidores através de suas marcas.

“Um dos cinco pilares do nosso Plano de Negócios 2024-2028 é a sustentabilidade, porque o nosso propósito corporativo de cuidar implica que este tema esteja no coração do negócio, orientando o caminho em que fazemos as coisas. Além de trazer os melhores produtos ao mercado, nosso propósito abrange o cuidado de todos os nossos públicos de interesse. Nossa vocação para a liderança e nosso papel como empresa líder na América Latina nos permite ser agentes de mudança e nos levou a estabelecer metas exigentes para crescer com rentabilidade e sustentabilidade superiores ao longo do tempo e, desta forma, cuidar hoje do futuro”, afirmou o diretor geral e CEO da Softys, Gonzalo Darraidou.

Em termos de colaboradores, a companhia comprometeu-se a aumentar a participação das mulheres em 50% e a garantir que as pessoas com deficiência representem 2,5% da força de trabalho. Além disso, a empresa desenvolverá um programa ESG para os seus fornecedores críticos com o objetivo de gerar um impacto positivo em toda a cadeia de valor.

Em termos ambientais, a Softys estabeleceu metas desafiadoras, como a redução do uso de água em 50% até 2025 e 60% até 2028, bem como a obtenção da certificação “Aterro Zero” para 100% das suas operações até 2028. Também está empenhada em reduzir a utilização de plástico virgem em suas embalagens em 50% até 2030, garantindo que 100% sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. Para avançar em direção a uma empresa com desperdício zero, a Softys estabeleceu alianças estratégicas com fornecedores para converter resíduos em novos produtos.

No seu compromisso com o desenvolvimento comunitário, a empresa planeja construir 2.000 soluções de saneamento através do voluntariado, beneficiando pessoas sem acesso a água potável e saneamento básico. Além disso, implementará um programa de “portas abertas” para que os grupos de interesse conheçam o seu funcionamento.

Quanto às suas marcas, como Elite, Higienol, Nova, Babysec, Ladysoft e Cotidian, elas cumprirão o propósito de cuidar da Softys, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Estratégia de Sustentabilidade 2024-2028 é o resultado das conquistas e aprendizagens da estratégia em vigor até 2023. Segundo Gonzalo Darraidou, “cumprimos o nosso objetivo de utilização da água, fizemos enormes progressos na valorização dos resíduos, criámos o Softys Contigo como veículo de investimento social e voluntariado, crescemos em diversidade e inclusão, entre muitas outras iniciativas. Contudo, temos ainda um grande desafio pela frente, este é um compromisso diário, do qual não podemos desistir, nem perder o foco e o sentido de liderança”.

Entre os avanços relevantes da empresa está a redução de 40% no uso de água industrial e a obtenção de certificações “Aterro Zero” na maioria de suas fábricas, a empresa demonstra sua abordagem proativa em relação à proteção ambiental. Além disso, a Softys fez progressos significativos na diversidade de gênero, com 24% de mulheres na sua força de trabalho e impressionantes 33% em posições de liderança. As “Pink Lines”, compostas inteiramente por mulheres, são um exemplo claro do compromisso da Softys com a igualdade de gênero na indústria.

No campo da inclusão, tem se destacado pelo foco na contratação de pessoas com deficiência, alcançando 1,9% dos colaboradores nessa situação e estabelecendo meta de 2,5% até 2025. Operações como a “Mallet”, no Brasil, em que 5% da equipe tem deficiência, destacando o compromisso da Softys com a diversidade e inclusão em todas as suas operações. Além disso, a sua iniciativa Softys Contigo foi reconhecida como o “melhor projeto de gestão social no Chile” pela Britcham, beneficiando mais de 11 mil pessoas através do voluntariado e da colaboração com a ONG Techo, abordando eficazmente a escassez de acesso à água potável e ao saneamento seguro na América Latina.

Fonte
Softys
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo