fbpx

Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Banner Animado Adritz no Portal Tissue Online

Notícias Papel Marrom Voith

Setor de papel e papelão para embalagens segue em crescimento

Com alta de pedidos on-line, embalagens de papelão são fator de transformação positiva nas mudanças de hábitos de consumo

Necessários neste momento delicado, o isolamento social e o mobile office têm impulsionado mudanças nos hábitos de consumo, e como consequência, as compras on-line têm ganhado cada vez mais força. Alavancado pelo aumento de entregas do e-commerce, o setor de papel e papelão para embalagens segue em crescimento.

Entre os dias 12 e 20 de março deste ano, supermercados on-line chegaram a registrar um aumento de mais de 180% de transações nas categorias Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Por conta desse salto no volume de pedidos, a associação já estima elevar a projeção de 18% de expansão originalmente prevista para o comércio eletrônico para 2020, face a 2019.

As embalagens de papelão ondulado já fazem parte do cotidiano das compras dos consumidores. Seja no mundo on-line ou no varejo físico, conquistaram espaço pela praticidade, diversidade e resistência na hora de carregar e manter protegidas as encomendas dos consumidores – especialmente em tempos delicados, com o que estamos vivendo.

Março deste ano também foi de alta nas vendas de papelão ondulado utilizado em embalagens – caixas, acessórios e chapas –, que somaram 319.952 toneladas segundo prévia divulgada pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O aumento foi de 10,92% em relação a fevereiro deste ano e de 10,73% frente ao mesmo mês do ano passado – o maior nível de expedição para o terceiro mês do ano no comparativo anual, desde 2005.

Os indicadores da indústria de papel e celulose acompanham a tendência. Em fevereiro de 2020, a produção de papel para embalagens avançou 2,8% comparado com o mesmo mês do ano passado, e 3,7% sobre o consolidado de janeiro deste ano, apontam os dados da Indústria Brasileira de Árvore (IBÁ).

As vantagens das embalagens de papelão também tocam em pontos de sustentabilidade já que o alto potencial reciclável do papel demonstra que o setor tende a crescer ainda mais como alternativa frente à elevação da demanda por caixas de embalagem. Além disso, vale lembrar que a reciclagem do papel reduz o consumo de energia, a emissão de poluentes e o uso de água.

A Voith tem consciência de que as ações e decisões das empresas definem o legado que elas deixam ao planeta. Neste momento tão difícil que estamos vivendo atualmente, de isolamento social, o papel de cada companhia é o de contribuir para um mundo mais sustentável e unido.

A força e a importância do setor de papel e papelão para embalagem, como produtos essenciais, ganharam destaque frente às câmeras. Esse foi o objetivo que motivou a Voith, fornecedora completa para o mercado de papel, a lançar a websérie “Seu Papel no Papel”. O propósito é fortalecer o segmento papeleiro, ainda mais relevante no contexto atual e no futuro.

Cada episódio vem reforçar a importância das embalagens de papel para os mais diversos setores do mercado e para a sociedade. O vídeo de estreia mostra como as embalagens são relevantes na preservação das frutas comercializadas no Mercado Municipal da cidade de São Paulo. Quem conta essa história é o carismático Xerém, vendedor do tradicional ponto turístico da capital paulista.

Clique aqui para assistir ao primeiro episódio da websérie “Seu Papel no Papel” da Voith Paper.


LEIA TAMBÉM: