NotíciasPapel MarromVoith

Setor de papel e papelão para embalagens segue em crescimento

Com alta de pedidos on-line, embalagens de papelão são fator de transformação positiva nas mudanças de hábitos de consumo

Necessários neste momento delicado, o isolamento social e o mobile office têm impulsionado mudanças nos hábitos de consumo, e como consequência, as compras on-line têm ganhado cada vez mais força. Alavancado pelo aumento de entregas do e-commerce, o setor de papel e papelão para embalagens segue em crescimento.

Entre os dias 12 e 20 de março deste ano, supermercados on-line chegaram a registrar um aumento de mais de 180% de transações nas categorias Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Por conta desse salto no volume de pedidos, a associação já estima elevar a projeção de 18% de expansão originalmente prevista para o comércio eletrônico para 2020, face a 2019.

As embalagens de papelão ondulado já fazem parte do cotidiano das compras dos consumidores. Seja no mundo on-line ou no varejo físico, conquistaram espaço pela praticidade, diversidade e resistência na hora de carregar e manter protegidas as encomendas dos consumidores – especialmente em tempos delicados, com o que estamos vivendo.

Março deste ano também foi de alta nas vendas de papelão ondulado utilizado em embalagens – caixas, acessórios e chapas –, que somaram 319.952 toneladas segundo prévia divulgada pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O aumento foi de 10,92% em relação a fevereiro deste ano e de 10,73% frente ao mesmo mês do ano passado – o maior nível de expedição para o terceiro mês do ano no comparativo anual, desde 2005.

Os indicadores da indústria de papel e celulose acompanham a tendência. Em fevereiro de 2020, a produção de papel para embalagens avançou 2,8% comparado com o mesmo mês do ano passado, e 3,7% sobre o consolidado de janeiro deste ano, apontam os dados da Indústria Brasileira de Árvore (IBÁ).

As vantagens das embalagens de papelão também tocam em pontos de sustentabilidade já que o alto potencial reciclável do papel demonstra que o setor tende a crescer ainda mais como alternativa frente à elevação da demanda por caixas de embalagem. Além disso, vale lembrar que a reciclagem do papel reduz o consumo de energia, a emissão de poluentes e o uso de água.

A Voith tem consciência de que as ações e decisões das empresas definem o legado que elas deixam ao planeta. Neste momento tão difícil que estamos vivendo atualmente, de isolamento social, o papel de cada companhia é o de contribuir para um mundo mais sustentável e unido.

A força e a importância do setor de papel e papelão para embalagem, como produtos essenciais, ganharam destaque frente às câmeras. Esse foi o objetivo que motivou a Voith, fornecedora completa para o mercado de papel, a lançar a websérie “Seu Papel no Papel”. O propósito é fortalecer o segmento papeleiro, ainda mais relevante no contexto atual e no futuro.

Cada episódio vem reforçar a importância das embalagens de papel para os mais diversos setores do mercado e para a sociedade. O vídeo de estreia mostra como as embalagens são relevantes na preservação das frutas comercializadas no Mercado Municipal da cidade de São Paulo. Quem conta essa história é o carismático Xerém, vendedor do tradicional ponto turístico da capital paulista.

Clique aqui para assistir ao primeiro episódio da websérie “Seu Papel no Papel” da Voith Paper.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo