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Serviço de manutenção da Valmet em parada geral de fábrica  gera maior produtividade ao cliente

Metodologia é baseada em três pilares: planejamento, conhecimento e análise crítica após a parada

A Valmet, por meio do serviço Valmet ASD Package (Pacote de Parada Geral), contribuiu para mais um case de sucesso na execução de uma parada geral de uma fábrica de papel e celulose, no Paraná, dentro dos prazos e condições de segurança.

Para que o serviço ocorresse dentro do tempo estipulado, sem perdas de produtividade para o cliente, a metodologia de trabalho foi baseada em três pilares: planejamento, conhecimento e análise crítica após a parada geral. No planejamento, uma equipe, formada por 90 pessoas, se responsabilizou pelo alinhamento técnico do escopo, definição do cronograma, validação do histograma, contratação de mão de obra, execução da manutenção e suporte. No caso específico para este cliente de papel e celulose, o serviço foi realizado na repartida de máquinas secadoras de celulose.

“Respeitando as etapas acima e seguindo a metodologia Valmet, os ganhos promovidos pela execução da parada geral se traduzem em maior confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos durante a próxima campanha”, afirma Richard Barros, Gerente de Vendas de Serviços & Mill Improvements.

Na fase de conhecimento, o cliente recebe a evolução dos trabalhos em execução, por meio da participação nas reuniões diárias e do RDO (relatório diário de obra). Entre os pontos que são destacados incluem a curva de avanço dos serviços e a avaliação de cada frente de trabalho de forma individual, comentando pontos de desvios (positivos ou negativos). Dessa forma, o cliente sempre saberá como está o andamento da parada geral, de forma simples e transparente.

Após a parada, a Valmet entrega e apresenta o relatório detalhado, avaliando os serviços e indicando pontos de manutenção para a próxima parada geral. O cliente terá apoio durante todo o ciclo de planejamento para serviços e sobressalentes, incluindo auxílio na avaliação crítica, tempo de vida recomendado e prazos de entrega para todos os componentes que serão substituídos.

“Com o planejamento eficiente dos recursos, atividades e sobressalentes, podemos evitar desperdícios e desvios do cronograma, mitigando desafios para atingir às metas”, conclui Barros.

Fig 1. – Cronograma dos serviços realizados entre campanhas

Fig. 2 – Gráfico comparativo da avanço planejado x avanço realizado durante a PG

Gráfico de avanço planejado (conforme cronograma, em verde) versus avanço real durante Parada Geral (em vermelho).