Sertec20 do Brasil lança nova linha de suavizantes com tecnologia espanhola
A linha Softec possui formulação baseada em polímeros orgânicos que proporcionam maciez e retenção, gerando suavidade superficial, de volume e de flexibilidade
A Sertec20 do Brasil, fornecedora de soluções químicas especiais para fabricação e conversão de papel, está trazendo para a indústria brasileira uma nova solução com tecnologia espanhola. Ao reformular seu produto Sersoft BE, a empresa desenvolveu uma nova linha com tecnologia inovadora para promover maior maciez no papel.
A nova linha Softec é um suavizante de aplicação em massa, no-debondering, com formulação baseada em polímeros orgânicos que proporcionam maciez e retenção, gerando suavidade superficial, volume e flexibilidade.
Além disso, a linha Softec possui outros benefícios, que incluem:
- Aumento da suavidade (hand feel smoothness) no valor de TSA (tissue softness analyzer);
- Melhor elasticidade e compressibilidade mantendo a tração (tecido extensível);
- Produto concentrado e de fácil dispersão no meio de aplicação;
- Possibilidade de trabalhar com uma grande variedade de fibras, incluindo fibras recicladas;
- Não afeta negativamente o revestimento do Yankee ou a qualidade do crepe;
- Em doses maiores, é necessário ajustar o agente de “release” (diminuir sua concentração).
GAMA SOFTEC
A nova linha Softec possui uma gama de três soluções que formam o portfólio – Softec M, Softec V e Softec S.
Considerando o Softec M, o foco principal é a geração de maciez ao ser aplicado na massa, pois confere suavidade mediante a lubrificação e acondicionamento individual das fibras que reduz o coeficiente de fricção entre elas. Desta forma consegue-se uma melhoria na elasticidade e compressibilidade, incrementando a suavidade (valor TSA), enquanto mantem-se a resistência à tração.
Devido à natureza catiônica do agente suavizante, o produto apresenta uma elevada afinidade na maioria de fibras empregadas na fabricação de papel tissue, conferindo um efeito duradouro.
O Softec V, por sua vez, incrementa tanto volume quanto maciez, sem afetar negativamente a resistência a seco. A ação do formulado não implica transferência de hidrofobicidade ao papel e a capacidade de absorção da água é completamente mantida.
Por fim, o Softec S é um amaciante ESG, baseado em substâncias vegetais modificadas para ser aplicados no acabamento de papel tissue (converting), com a finalidade de incrementar a suavidade do papel e proporcionar um efeito emoliente e hidratante.