Segundo a Pöyry, vendas de papel tissue devem atingir crescimento 3.5% em 2018
A
O crescimento do mercado de papel tissue a partir do ano que vem exigirá uma maior capacidade produtiva no Brasil, segundo a Pöyry. A projeção é que as vendas no país cresçam 2% neste ano e 3,5% em 2018, diz Manoel Neves, da consultoria.
“É uma alta atrelada ao aumento da renda e da população urbana. Se o [PIB do] Brasil crescer 2%, o mercado de tissue tende a ficar 1,5 ponto percentual acima disso.”
Caso a previsão se confirme, será necessária, a cada 18 meses, pelo menos uma nova máquina capaz de produzir 60 mil toneladas por ano, diz.
A Eldorado Brasil estima que, por causa do crescimento do mercado doméstico de tissue, precisará abrir mão de clientes no exterior, diz Rodrigo Libaber, diretor da fabricante de celulose.
A empresa —controlada pelo grupo J&F, cujo presidente, Joesley Batista, está envolvido na Operação Lava Jato—, adiou a expansão de sua fábrica para 2020.
“Até lá, vamos crescer nos mercados mais estratégicos, como Brasil e China, em detrimento de outros. Temos uma linha com capacidade contratada de 1,5 milhão de toneladas por ano e, hoje, estamos perto de 1,7 milhão.”
folha.uol.com.br