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Notícias Tissue no Brasil

Santher anuncia planos de internacionalização

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“A ambição está posta: liderar no Brasil e chegar à América Latina”, afirmou o presidente da empresa, José Rubens de La Rosa

Sob o comando das japonesas Daio e Marubeni, que há duas semanas, compraram todas as ações da companhia R$ 2,3 bilhões, a Santher quer conquistar o mercado internacional. Uma das principais fabricantes de papel tissue do Brasil, a Fábrica de Papel Santa Therezinha agora quer explorar novos mercados, na América Latina e na África.

Outra ambição é ampliar o portfólio da Santher, com a incorporação de produtos e tecnologias, além de avaliar a produção de máscaras cirúrgicas, iniciada durante a pandemia exclusivamente para serem doadas, para fins comerciais, após a Covid-19.

José Rubens de La Rosa, presidente: Ambição dos novos acionistas é entrar em novos mercados da América Latina — Foto: Ana Paula Paiva/Valor

Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente da empresa, José Rubens de La Rosa, afirmou: “A ambição está posta: liderar no Brasil e chegar à América Latina”. Ele segue à frente operação após a aquisição, tendo como vice-presidente Yoshisato Esaka, indicado pela Marubeni.

A Santher produz, anualmente, 180 mil toneladas de papel, e teve receita líquida de R$ 1,6 bilhão em 2019, com Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 180 milhões. Antes de ser vendida, no fim de fevereiro deste ano, para a H&PC Brazil Participações, constituída pela Daio e pela Marubeni, a companhia era controlada pela família Haidar.

Agora, as japonesas pretendem trazer novidades ao portfólio da empresa, que já é dona de marcas como Personal, Snob e Kiss. Dentre elas, estão a fralda-calça infantil e as fraldas para adultos, segmentos em que ela ainda não atuava. De La Rosa também anunciou que novas tecnologias, como nanotecnologia para papéis tissue, serão empregadas nos produtos.

Uma das novas aquisições da Santher aconteceu em maio: em sua maior fábrica, em Bragança Paulista (SP), a empresa investiu R$ 4 milhões para adaptar uma máquina de absorventes à produção de máscaras cirúrgicas protetivas, que apesar de hoje não estarem no seu portfólio, passaram a ser produzidas diante da dificuldade de acesso a esses itens com o avanço do coronavírus no país.

Além de ser usada por seus colaboradores, as máscaras serão destinadas a doação. 500 mil peças serão entregues a entidades em Bragança Paulista e 1 milhão de máscaras à Cruz Vermelha, número que deve ser alcançado em meados de agosto. A máquina adaptada possui capacidade de produção de cerca de 500 mil máscaras por mês. “Os acionistas vão decidir se mantêm a produção [comercial]. Por enquanto, vamos produzir para doação enquanto for necessário”, comentou José Rubens.

AUMENTO NO CONSUMO DE TISSUE

AUMENTO NO CONSUMO DE TISSUE

A demanda por papéis tissue no mercado brasileiro teve um grande crescimento em março, em decorrência da pandemia, mas retornou aos níveis normais entre maio e junho. A exceção é o papel toalha, cujo consumo está bem superior aos volumes normais. Esse segmento é representado pela Santher com a marca Snob, a mais lembrada pelo consumidor.

No Brasil, o executivo vê dois movimentos que já estão ocorrendo e devem levar ao aumento do consumo per capita de tissue, que ainda é baixo quando comparado a países como os Estados Unidos e a Argentina. “Num primeiro momento, é a migração do papel higiênico folha simples para o de folha dupla. Depois, a substituição do pano de cozinha pela toalha de mesa”, apontou.

PLANOS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO

Quanto ao plano de internacionalização da fabricante de papéis, as novas acionistas ainda não definiram o modelo de negócios que será adotado. A princípio, a ideia é usar o Brasil como base para acessar outros mercados e, a partir de então, abastecer outros países. “A base do investimento [dos novos acionistas] é a expectativa de crescimento na América Latina”, encerrou de La Rosa.

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