RU temporário: uso de papel higiênico com resistência a úmido é um problema?
A Contech oferece aos fabricantes de tissue uma tecnologia inovadora que irá agregar valor ao papel produzido em razão do apelo de consciência ambiental

No Brasil, o papel higiênico é jogado nas lixeiras devido a aspectos culturais e limitações quanto a estruturas de tubulações. Em alguns lugares, como hotéis, restaurantes e prédios comerciais, jogar papel higiênico no vaso é proibido devido a entupimentos.
A Sabesp, companhia responsável pelo tratamento de água e esgoto no estado de São Paulo, informa que jogar papel higiênico no vaso sanitário é permitido e, de acordo com a vigilância sanitária, “esta é a melhor prática para evitar o manuseio de papel contaminado microbiologicamente”.
Porém, não são todos os locais que estão preparados para receber o material descartado diretamente no vaso. Desse modo, é de suma importância verificar a disponibilidade do tratamento de esgoto no local da sua empresa ou residência.
DESAFIOS NA INDÚSTRIA TISSUE
Papéis higiênicos, toalhas, guardanapos e lenços faciais podem ter especificações para resistência a úmido. Essas especificações, historicamente, requerem a utilização de agentes de resistência a úmido permanente. Dessa forma, as Resinas de Poliamidoamina-Epicloridrina (PAE) proporcionam resistência a úmido permanente.
Dosagens altas de PAE podem reduzir a eficiência operacional das máquinas de papel por questões de acúmulo de depósitos, obrigando-as a realizar paradas para limpeza principalmente das vestimentas.
Sendo assim, a Contech oferece aos fabricantes de tissue uma tecnologia inovadora que irá agregar valor ao papel produzido em razão do apelo de consciência ambiental.
O RU Temporário pode substituir o RU permanente (PAE) na produção de papéis higiênicos, toalhas, guardanapos e lenços faciais, pois permite:
- Redução do custo na substituição da fibra e redução do tempo de desagregação das aparas, ganhos promovidos pela facilidade de repolpação “comparando ao RU tradicional com a nova tecnologia que permite fácil repolpação, possibilitando a redução no custo de inserção de fibras virgens no processo”;
- Pode auxiliar na retenção e drenagem na máquina de papel em função das características químicas da tecnologia;
- Pode agir como um sequestrante de lixo iônico, desta forma reduzindo a formação de depósitos no extremo úmido da máquina;
- Atende as exigências do Projeto de Lei 5349/19, que obriga estabelecimentos comerciais e alimentares e prédios de instituições públicas a disponibilizarem papel higiênico hidrossolúvel ou duchas higiênicas em seus banheiros;
- Tecnologia 100% de acordo com órgãos regulatórios e amigo do meio ambiente e de encontro com conceitos de sustentabilidade.
Quer saber mais? Entre em contato com a Contech.