NotíciasSolenisTissue no Brasil

PTC: Solenis oferece tecnologia de ponta para desenvolvimento de inovações

No Paulínia Technical Center, a empresa atua em conjunto com seus clientes para desenvolvimento e testes de soluções inovadoras

O início do ano é sempre um período em que as empresas definem estratégias e criam planejamentos para os meses e anos seguintes. Muitas vezes um plano de ação pode envolver ações conjuntas, recursos ou informações de terceiros. Este é o momento mais adequado para que os clientes possam indicar suas demandas, oportunidades de crescimento, de diferenciação, de cumprimento dos tão necessários requerimentos que o ambiente e a comunidade vêm sinalizando, bem como das adequações de seus custos aos atuais cenários que o mercado global vem enfrentando.

Por essa razão, além de seu amplo portfólio com soluções inovadoras e expertise nos processos que envolvem a fabricação de papel, celulose e tratamento de  águas, a Solenis oferece uma gama de recursos analíticos tão imprescindíveis para um processo de desenvolvimento de alta qualidade e confiabilidade.

Os laboratórios pertencentes aos centros de pesquisas Solenis são integrados para servir como um centro técnico para inovações e aplicações. Dessa forma, a companhia trabalha em estreita colaboração com as equipes de vendas, aplicações e pesquisa & desenvolvimento para entender os sistemas e demandas de seus clientes, bem como para ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias de tratamento. Este processo garante que a Solenis esteja preparada para atender às necessidades atuais e futuras de seus clientes.

Acreditando são essas demandas que impulsionam a inovação, os Centros de Inovação são estruturados para firmar e desenvolver parcerias, adotando os princípios de “inovação aberta” e buscando ativamente oportunidades externas que possam agregar valor para os negócios e clientes.

PAULÍNIA TECHNICAL CENTER – PTC

O PTC está alocado na planta de Paulínia, no estado de São Paulo, e desde que foi inaugurado, em 2017, tem investido continuamente para aumento de capacidade, em novos equipamentos de ponta e em especialistas de alto nível – muitos com graduações Master, Doutorado e PhD. Estes investimentos levaram a uma expansão para 1000 m2.

As capacidades abrangem:

  • Laboratório de serviços analíticos

Este espaço é destinado para ensaios de alta excelência atendendo múltiplas matrizes de amostras, como águas, depósitos, feltros, apoiando os desenvolvimentos internos bem como a rotina de monitoramento dos processos dos clientes. É o único laboratório de serviços analíticos a possuir a certificação ABNT NBR ISO 17025 para ensaios microbiológicos em papéis no Brasil.

  • Laboratórios de aplicações

Espaço onde são simulados os diversos processos de tratamento de águas, produção de celulose e papel de forma a auxiliar na recomendação de escolhas de produtos, melhorias efetivas e produtividade dos clientes, chegando até a identificar possíveis melhorias para os produtos da Solenis. Os laboratórios de aplicações trabalham em colaboração com as interfaces para entender os sistemas dos clientes, une o conhecimento específico sobre os processos industriais e química experimental agregando ferramentas de simulações para fornecer as recomendações necessárias da mais alta qualidade.

  • Desenvolvimento de novos produtos e soluções

Mediante o Blueprinting, ferramenta adotada pela Solenis para mapear as demandas de mercado para médio e longo prazo, associados aos trabalhos rotineiros de ajustes de moléculas para as adequações apropriadas, os laboratórios podem dar a agilidade necessária para desenvolver rapidamente soluções significativas. Com ampla expertise em formulações químicas, a empresa trabalha de forma combinada com Marketing e Vendas para obter o melhor produto desejado pela mercado.

  • Capacidades Específicas para o Mercado de Papel

Aprofundando um pouco sobre as capacidades do PTC para o mercado de papel, além dos recursos tradicionais para estudos para Retenção e Drenagem, Controle de Contaminantes, Controle de Espuma, uma recente aquisição de alta relevância ao mercado é o Formador de Folha Dinâmico (DSF), que pode produzir amostras de folhas de papel de diversas gramaturas, simulando condições de fabricação de papel de alto cisalhamento e permitindo o controle da máquina e da direção da fibra, podendo ser produzidas folhas com múltiplas camadas.

Outros recursos que contemplam o portfólio de análises são:

  • Integridade estrutural (rigidez, esmagamento)
  • Resistências (tração, estouro, rasgo, dispersibilidade)
  • Painel de Suavidade – handfeel
  • Recursos Integrados com outros Laboratórios Solenis e parte deles, específicos para Tissue

Outros recursos integrados relevantes para o mercado de tissue são:

  • Adesion and release test (ART)

Adesão de Crepagem (CAT) para avaliar as propriedades adesivas dos revestimentos Yankee e como a adesão do revestimento é afetada por fatores como tipos de polpa de celulose, aditivos internos, umidade da folha e temperatura do Yankee.

  • Crepe simulator

Simulação de crepagem em alta velocidade sob condições de temperatura, dosagens, geometria de raspa de crepado, permitindo a medição das propriedades finais do papel tissue.

  • Peel Testing

Os testes de descolamento avaliam o impacto dos agentes de release nas formulações de revestimento Yankee

  • Simulador dinâmico de TAD (Dynamic Through Air Dried)

Avalia o desempenho dos agentes de release no processo de transferência da folha do tissue estruturado da tela ou manta estruturada para o secador Yankee.

  • Teste de loção no papel tissue

Simula a aplicação de loções sobre a superfície do papel através de sistemas pulverizadores. Testes sensoriais de sensação de toque (handfeel) e teste de maciez instrumental complementam os testes de propriedade física.

Ainda há os recursos integrados com outros laboratórios para o mercado embalagens, como:

  • Planta-piloto para fabricação de papel plano

Máquina tipo Fourdrinier, possui um aplicador em linha de colagem/amido (size press), acoplado a vários equipamentos de preparação e dosagem. É possível realizar todos os ajustes de preparo de massa, composição, refinação, dentre outros, capazes de simular as condições reais da máquina do cliente.

  • Capacidades de Coating

Vários equipamentos de revestimento e colagem, incluindo um revestidor Dixon (Coater) para avaliações específicas de colagem e revestimento; revestidores de haste de bancada para a aplicação precisa de revestimentos e formulações; e um aplicador de spray para placas de recipientes de multicamadas ou aplicações de polpa moldada.

Para mais informações, entre em contato com seu representante Solenis.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo