Celulose Notícias

Produção de celulose cresce 7,8% no semestre diz IBÁ

destacada eucalipto

A produção de celulose no Brasil cresceu 7,8% nos primeiros seis meses de 2018 no comparativo anual, somando 10,4 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

No mês de junho, a produção de celulose registrou acréscimo de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 1,8 milhão de toneladas.

No segmento de papel, a produção atingiu 5,1 milhões de toneladas no primeiro semestre, indicando leve acréscimo de 0,6% em relação aos primeiros seis meses de 2017, com destaque para os papéis para fins sanitários (+2,9%) e papel cartão (+2,7%). O papel embalagem manteve a liderança no segmento, chegando a um volume de produção de 2,7 milhões de toneladas.

Exportações

Em volume, as exportações de celulose cresceram 13,3% no semestre ante igual período do ano anterior, somando 7,7 milhões de toneladas. Em junho, as exportações do produto cresceram 6,1% no comparativo anual. No segmento de painéis de madeira as exportações aumentaram 8,6% no comparativo semestral, somando 641 milhões de metros quadrados comercializados. Apenas no mês de junho foi reportada alta de 31,7%, em relação ao mesmo período de 2017.

Vendas domésticas – O mercado de painéis de madeira no Brasil voltou a apresentar alta, com avanço de 1,7% no semestre, com 3,1 milhões de metros quadrados vendidos, e 15,2% em junho, em relação ao mesmo mês de 2017. O segmento de papel apresentou avanço de 1,5% no semestre, somando 2,6 milhões de toneladas negociadas.