Preço médio do papel higiênico tem alta de até 40% na Bulgária
De acordo com dados da NSI, o preço médio do produto era de BGN 2,85 entre janeiro e dezembro de 2022
De acordo com um estudo da NSI, que analisou os preços médios de algumas marcas de papel higiênico na Bulgária, por mês, o preço de uma marca mais conhecida aumentou quase 40% entre os meses de janeiro e dezembro de 2022.
O levantamento mostra que a diferença no preço médio do produto mais popular entre janeiro e dezembro de 2021 é de apenas BGN 0,04, enquanto no mesmo período de 2022 era de BGN 2,85. A tendência na mudança de preço para a marca de papel higiênico menos conhecida é semelhante – diferença de BGN 0,16 em 2021 versus a diferença de BGN 2,29 em 2022.
O aumento de preço do papel higiênico na Bulgária, assim como em outros países do mundo, está diretamente atrelado aos efeitos da pandemia de Covid-19, bem como à alta de preços das matérias-primas, aumento do preço dos transportadores de energia e dos custos de transporte e à depreciação do euro face ao dólar.
CONSEQUÊNCIAS DA ALTA DE PREÇOS E ESCASSEZ DE MATÉRIA-PRIMA
Neste contexto, na Bulgária, as principais fábricas do setor florestal anunciaram que estavam fechando devido aos altos preços da madeira. Entre elas, estão a Kronospan Bulgária EOOD e a Fazerless AD, enquanto a Svilosa AD – Svishtov está em processo de paralisação devido ao aumento especulativo dos preços da madeira em 2022, o que levou a preços inacessíveis para a indústria, diz um comunicado de imprensa da Câmara Seccional da Indústria da Madeira e do Mobiliário.
A suspensão do trabalho afeta mais de mil pessoas empregadas que atuam no setor e, indiretamente, mais de 5 mil, entre profissionais da área de transportes, mineração e serviços, calculou a instituição.
De acordo com representantes do setor, o problema se deu por causa das restrições impostas à extração de madeira – a ordem de reduzir em 30% a derrubada de florestas centenárias – do ministro em exercício Hristo Bozukov a partir do final de 2021. O resultado, segundo eles, é menos madeira colhida para empresas e famílias, bem como preços de matéria-prima consideravelmente altos.
A Provedora de Justiça da República da Bulgária, Diana Kovacheva, apresentou estatísticas de que o preço da madeira aumentou 100% de maio a outubro – indo de BGN 110 para BGN 220 – com um aumento de 10% no rendimento para o país.
De acordo com as estatísticas do NSI, a madeira industrial no final de 2022 também era mais cara em comparação com 2021.
ORIGEM DA CRISE
A alta no preço dos produtos de tissue começou em 2021 como efeito da pandemia de Covid-19 e da interrupção da cadeia de suprimentos e continuou com quase 100% de crescimento apenas em 2022 sob a influência de fatores cumulativos, entre eles a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Segundo alguns fabricantes do setor, as políticas das lojas da rede também influenciam no reflexo final do preço que o consumidor final vê. Depois do aumento do preço das matérias-primas e da atualização de preços pelos fabricantes, as cadeias têm reajustado os preços do produto acabado nas lojas com algum atraso. No momento em que as redes implementam o aumento de preço de qualquer maneira, os fabricantes já fizeram um novo. Assim, os comerciantes tiveram que aumentar os preços do papel higiênico e de papel toalha várias vezes em um curto espaço de tempo.
PREÇO ATUAL
De acordo com o representante de uma empresa produtora de papel higiênico, o preço dos produtos está caindo minimamente devido à normalização da taxa de câmbio do euro face ao dólar, bem como à queda de preços do gás.
No entanto, os fabricantes de tissue ainda demonstram preocupação em relação à permanência desse cenário e se ele pode se tornar uma tendência de longo prazo.