Portugal: Portucel investe mais 120 milhões na produção de tissue até 2017
O
A Portucel vai inaugurar no dia 13 de Outubro os dois mais recentes investimentos levados a cabo pelo grupo, em Cacia e em Vila Velha de Ródão, no valor global de 95,3 milhões de euros e vai aproveitar a ocasião para anunciar um novo investimento no valor de 120 milhões de euros a realizar até 2017, adiantou o grupo esta segunda-feira em comunicado.
A empresa “concluiu os trabalhos técnicos preparatórios que sustentam a decisão de escolher o ‘site’ de Cacia para acolher o seu previsto investimento numa nova linha de produção tissue, num valor estimado de cerca de 120 milhões”, explica a Portucel.
A empresa liderada por Diogo da Silveira adquiriu no início deste ano a AMS BR Star Paper, no âmbito da opção estratégica de diversificar a sua atividade e de entrar no negócio do tissue, tendo aprovado o investimento numa nova linha de produção deste segmento de papel, com uma capacidade nominal de 70 mil toneladas por ano, num valor estimado de 120 milhões de euros.
“Dado que o modelo de negócio a desenvolver pelo grupo se baseia numa estratégia de integração direta de pasta na produção de tissue, afigurou-se que o site de Cacia apresentava características adequadas para o desenvolvimento desta nova capacidade, permitindo também alcançar uma escala competitiva – ideia que viria a ser confirmada por posteriores estudos preparatórios”, refere a empresa no mesmo comunicado.
Nos últimos meses, adianta ainda, foram desenvolvidos trabalhos de análise, incluindo estudos de viabilidade e de pré-engenharia, tendo em vista a identificação das soluções técnicas mais adequadas em termos de localização dos investimentos e das capacidades a instalar.
“Verificando-se as condições necessárias para a realização deste investimento, a Portucel prevê a possibilidade de iniciar a sua operação ainda durante o primeiro semestre de 2017”, sublinha.
Na próxima semana o grupo vai inaugurar a expansão do complexo industrial de Cacia na área de produção de pasta de papel, projeto que resulta de um investimento de 56,3 milhões de euros e permitirá aumentar em 30 milhões de euros anuais as suas exportações.
No mesmo dia a empresa vai ainda inaugurar a duplicação da capacidade de produção em Vila Velha de Ródão na AMS, empresa que adquiriu este ano, um investimento no valor de 39 milhões de euros.
jornaldenegocios.pt