Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Mundo

Portugal: Fapajal aposta na formação de parcerias e na internacionalização para expansão dos negócios

Desde a entrada dos novos donos, a histórica fábrica de papel triplicou a quota de exportações. Xavier Rodríguez-Martín e Rui Sequeira Martins querem agora focar-se no mercado americano.

face

A Fapajal, empresa portuguesa com mais de 260 anos que produz papel tissue, quer aumentar este ano as receitas em 10%, o EBITDA em 20% e a quota de exportações em 10 pontos percentuais.

Na apresentação da estratégia de transformação desta PME industrial histórica, Xavier Rodríguez-Martín e Rui Sequeira Martins, que adquiriram a empresa em Julho do ano passado, adiantaram que em seis meses a unidade que fabrica de bobinas e produtos transformados, aumentou o EBITDA em 17% e triplicou a quota de exportações.

Em 2016, a empresa faturou 26,2 milhões de euros, mas pretende este chegar aos 28,9 milhões de euros. As estimativas dos gestores são para um aumento do EBITDA para 3,6 milhões e que o mercado nacional, que até agora representou 80% das vendas, reduza esse peso para 32%.

Os dois gestores, com um passado no setor das telecomunicações, adquiriram a empresa em Julho de 2016, depois de dois anos de negociações, num investimento da ordem dos 20 milhões de euros.

“Transformar uma boa fábrica numa boa empresa industrial”, é a tarefa assumida pelo presidente da Fapajal, Xavier Rodríguez-Martín, explicando que a aposta é no serviço ao cliente, na internacionalização e na criação de um ecossistema de parcerias.

Os principais mercados de exportação da Fapajal são hoje o Norte da Europa, Espanha e África, mas de acordo com o responsável, “o foco agora é abrir os mercados americanos”, salientando a atratividade “do Canadá à Argentina”.

Como explicou, o processo de internacionalização da empresa terá três fases: a exportação, que já decorre em pleno, as parceiras, que se começarão a materializar em 2017, e a presença noutros mercados, o que aponta para 2018.

jornaldenegocios.pt