PLMA 2013: bem-vindo ao mundo da marca própria!
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Este ano, também, no mês de maio (28-29), o Centro de Exposições Rai em Amsterdam recebeu a maior feira de marcas próprias: a PLMA. Os protagonistas foram os 2100 produtores vindos de 70 países de todo o mundo, com mais de 3.800 estandes. Com certeza, a tendência está crescendo, nos últimos anos, os produtos da marca da loja foram escolhidos por um número crescente de consumidores.
A PLMA juntamente com Surveylab (líder em pesquisa on-line) fizeram um levantamento completo que revela como os produtos da marca da loja estão cada vez mais presentes nos lares europeus. Os países que participaram da pesquisa são a Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Países Baixos, Noruega, Polônia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
O presidente da PLMA, Brian Sharoff, afirma: “A pesquisa demonstra como as marcas de distribuidores têm um papel fundamental na vida dos compradores e sua participação de mercado continuará a se expandir”. Segundo o levantamento, 46% dos consumidores europeus compram estes produtos com frequência. Estima-se que, em 2014, um em cada quatro consumidores vão comprar uma maior quantidade de produtos de marca própria.
Sem dúvida, a crise econômica que a Europa está experimentando atualmente tem influenciado o sucesso dos produtos de MP. Em muitos casos, os consumidores preferem comprar um produto de MP que garante ótima qualidade a um preço inferior. Mas os dados mostram que o desejo de muitos consumidores é permanecer fiel a essas marcas, mesmo quando a crise passar, dado o grau da satisfação que eles tiveram.
OS DADOS NIELSEN examinados para o Anuário Internacional de Marcas Próprias da PLMA em 2013 destacam que a parcela de produtos de MP na Europa cresceram em 18 de 20 países.
Vejamos em detalhes os dados relativos aos países da Europa Central:
– Na Suíça e na Espanha, os produtos mais vendidos são os de MP (53% e 51% respectivamente);
– A participação no mercado passou de 40% na Bélgica (41%), na Alemanha (42%), em Portugal (44%) e no Reino Unido (45%);
– Na França e na Áustria passou de 30% (35% no primeiro e 39% no último).
A EUROPA ORIENTAL NÃO ESTÁ PARADA, SÓ ASSISTINDO o mundo das marcas próprias, mas está participando ativamente:
– Na Hungria e na Eslováquia passaram de 30%;
– A Polônia testemunhou o maior aumento individual em MPs.
O sul da Europa está mantendo o ritmo:
– A Itália e a Turquia alcançaram uma participação superior a 20%;
– A Grécia chegou a 24%.
No norte da Europa, os números são significativos:
– A Finlândia alcançou e ultrapassou 29%;
– A Suécia, a Dinamarca e a Holanda têm aumentado a sua participação de mercado em um ponto percentual.
E O SETOR DO PAPEL?
Na maioria dos países europeus, o volume de produtos de MP vendidos passa de 50%, atingindo uma fatia de 75% na Alemanha e de 82% na Espanha.
Vamos ver o que está acontecendo no mundo dos rolos de papel higiênico…
O volume aumentou:
– Na Bélgica, passando de 77,1% em 2011 para 77,8% em 2012;
– Nos Países Baixos, de 39,8% para 41,2%;
– Na Polônia de 54,2% para 58%;
– Em Portugal, de 77,6% para 77,9%;
– Na Eslováquia, de 59,5% para 60,3%;
– Na Espanha de 83,6% para 83,9%;
– Na Suécia a partir de 52,1% para 54,3%;
O volume diminuiu:
– Na Suíça (-2,2), embora ainda tenha uma fatia de mercado de 68,8%;
– No Reino Unido (-3,1%), mantendo a 46,2%;
– Na Noruega (-0,2%);
– Na França (-1,6%);
– Na Finlândia (-0,5%);
– Na Dinamarca (-4,9%);
– Na República Checa (-3,3);
– Na Áustria (-0,6%).
Qual será o futuro das marcas próprias?
Será que elas continuarão a crescer ou as grandes marcas encontrarão uma estratégia eficaz para superá-las?
O jogo ainda não acabou!
Perini Journal