Plastiweber conquista prêmio de sustentabilidade com programa que cria ecossistema circular de embalagens plásticas
Parceiros como Alternativa, Girando Sol, Madesa, Orquídea e Santa Clara, que integram o Programa Naturecycle, participaram da cerimônia
A Plastiweber, empresa gaúcha de soluções sustentáveis em plásticos, conquistou o Prêmio Prata Plástico Sul em gestão sustentável na categoria Sustentabilidade com o projeto Naturecycle, que entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições, empresas e pela população local.
A iniciativa já evitou o descarte de 4.899.528,34 kg de plástico no meio ambiente, que corresponde a cerca 195 milhões de embalagens resgatas da natureza, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa equivalente a aproximadamente 4,47 milhões de quilogramas de gases de efeito estufa, equivale à emissão anual de aproximadamente 4.095 carros populares; e redução no consumo de 14.769.319l quilowatts de energia, que corresponde ao consumo anual de aproximadamente 7.735 casas. Empresas integrantes do ecossistema participaram da premiação, como Santa Clara, Girando Sol, Alternativa, Madesa e Orquídea.
Por meio do programa, a Plastiweber atua para que o plástico retorne à cadeia produtiva e origine novas embalagens, ao mesmo tempo em que mobiliza pessoas, marcas e entidades a perceberem o valor deste material, evitando a destinação incorreta. Os recursos obtidos com os resíduos coletados através das iniciativas do programa são revertidos para as instituições participantes, com o objetivo de fortalecer a educação e a promoção da vida, como melhores estruturas para as cooperativas projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições. Diversos parceiros aderiram à iniciativa, tornando-se imprescindíveis para o funcionamento do ecossistema criado.
Para Moisés Weber, CEO da Plastiweber, o reconhecimento confirma que a empresa está no caminho certo, ao promover a união de desenvolvimento econômico com benefícios socioambientais a partir da geração de produtos sustentáveis com valor agregado: “Receber o prêmio é uma validação do nosso compromisso em construir uma cadeia produtiva mais consciente e circular. Nosso trabalho vai além da produção sustentável; é uma jornada de transformação que só é possível com o apoio dos nossos parceiros. Cada cliente e colaborador envolvido reforça nossa missão de criar um futuro em que o plástico, reutilizado de forma responsável, faz parte da solução, e não do problema”.
Para Pedro Henrique Jung, Gerente de Meio Ambiente da Cooperativa Santa Clara, a parceria fortalece o compromisso da empresa com as práticas ESG e cria a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável: “A Cooperativa Santa Clara busca cada vez mais fomentar a economia circular em suas atividades. Internamente, tratamos de forma estratégica a parceria com a Plastiweber; somos parceiros do projeto por percebermos o trabalho envolvido nesses produtos e, principalmente, pelos benefícios socioambientais e impactos positivos que são gerados a partir dos projetos”.
Para Vanessa Sousa, coordenadora de marketing e relações públicas da Orquídea, é um pilar fundamental da empresa reduzir o impacto ao meio ambiente e colaborar para um futuro sustentável: “A Orquídea foi uma das pioneiras no uso de enfardamento das farinhas com plástico reciclado. O Naturecycle contribui com todos os pilares que sustentam nossa política de qualidade e nosso propósito de alimentar além do alimento. Não estamos apenas produzindo farinhas, massas e biscoitos, e sim parcerias que reduzem resíduos na natureza, geram empregos, levam educação e conscientização, além de beneficiar catadores e cooperativas”.
Segundo Juliano Fassina, analista de Meio Ambiente da Madesa, países em desenvolvimento ainda apresentam desafios na reciclagem e na destinação correta de resíduos: “O programa Naturecycle e a parceria Plastiweber/Madesa Móveis contribuem para reduzir impactos ambientais e promover o uso consciente dos recursos naturais, servindo como modelo inspirador. A iniciativa fortalece nosso compromisso ao implementar a economia circular do plástico em nossas operações. O programa fortalece a Política de Sustentabilidade da empresa, promovendo a destinação correta de resíduos e apoiando entidades parceiras, alinhando práticas diárias aos valores ambientais”.
Na visão de Juliana Rodrigues da Rosa, Executiva de Relacionamento e Branding da Alternativa, a sustentabilidade é uma pauta do agora: “O uso de embalagens recicladas é um pilar essencial para um mercado mais sustentável e responsável. Na Alternativa, reconhecemos que essa prática vai além da simples redução do impacto ambiental: é um caminho para promover a economia circular, em que materiais são reaproveitados e valorizados em novos ciclos de vida. Atuar com essas práticas mais ecológicas estimula toda a cadeia, colaboradores, parceiros e clientes a adotarem uma postura mais consciente”.
Para Patrícia Aguiar, responsável pela área ambiental da Girando Sol, iniciativas do tipo apresentam múltiplos benefícios, sejam ambientais, sociais ou econômicos: “Do ponto de vista econômico, a reciclagem de materiais pode gerar um ciclo positivo de criação de empregos em setores de coleta, triagem e processamento de materiais recicláveis. As empresas que adotam essas práticas melhoram a sua imagem junto aos consumidores, que estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e preferem marcas que adotam soluções mais responsáveis”.
ECOSSISTEMA NATURECYCLE
O programa atua através de diversas frentes nas cidades gaúchas. Uma dessas ramificações é o projeto Escola Sustentável, que busca conscientizar crianças e jovens, por meio de parcerias com escolas, sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. Em 2023 o projeto recuperou mais de 53 mil kg de resíduos e entregou mais de R$102 mil para a educação.
Também parte do ecossistema, a iniciativa Resíduos pela Vida estimula moradores a destinarem seus resíduos em 16 Pontos de Entrega Voluntários (PEV) espalhados por diversos municípios, para que os recursos sejam revertidos para ações sociais. Em 5 anos de projeto, já foram impactadas positivamente cerca de 35 mil pessoas. No ano passado foram recuperados mais de 9 mil quilos de resíduos.
Já o Cooperativa + Circular conta com a participação de cooperativas e capacita essas entidades para que se tornem negócios sustentáveis, gerando créditos de reciclagem com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento estrutural delas. Em 2023 foram recuperados mais de 101 mil quilos de plástico flexível e destinados mais de R$ 30 mil através de créditos de reciclagem.
E o Projeto Natal Mais Feliz, que foi criado para proporcionar lazer e diversão para as famílias no Natal. O projeto inclui, além de atividades gerais no município de Feliz onde as crianças podem trocar plásticos flexíveis por brinquedos, iniciativas diretamente com as cooperativas parceiras da Plastiweber. No ano passado foram recuperados 24 quilos de plástico flexível e cerca de mil pessoas foram beneficiadas.