P&G reporta lucro de USS 4,1 bilhões no 1º trimestre fiscal de 2022
A companhia também anunciou que vai aumentar os preços de diversos produtos na área de cuidados pessoais
A Procter & Gamble reportou, ontem, 19, um lucro líquido de US$ 4,11 bilhões no primeiro trimestre fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro deste ano. O resultado é 4% menor em comparação ao lucro do mesmo período do ano anterior. A empresa, que no Brasil fabrica marcas como Always e Pampers, informou que reajustará preços para compensar os aumentos de custo.
O lucro por ação caiu 1%, para US$ 1,61. Segundo a FactSet, o mercado projetava um lucro por ação de US$ 1,59.
Durante o último trimestre, a receita líquida da P&G subiu 5%, para US$ 20,3 bilhões, acima da previsão média dos analistas de US$ 19,8 bilhões, de acordo com levantamento da FactSet. As vendas orgânicas cresceram 4% no intervalo.
Para o ano fiscal de 2022, a P&G projeta um crescimento total das vendas na faixa de 2% a 4%, e aumento do lucro na faixa de 6% a 9%. A receita deve ser de US$ 78,87 bilhões, conforme a agência americana de dados financeiros, sugerindo crescimento de 3,6%.
AUMENTO DE PREÇOS
A companhia anunciou que vai aumentar os preços de diversos produtos na área de cuidados pessoais, a fim de tentar compensar os prejuízos com os custos de frete e matérias-primas, que tiveram aumentos repentinos.
A multinacional de bens de consumo já havia anunciado anteriormente reajustes de insumos básicos, de papel higiênico a fraldas.
A empresa afirma que a inflação americana está em seu nível mais alto em uma década, e a economia vem sendo afetada pelos aumentos de preços de mão de obra por conta da pandemia e pela escassez de materiais.
Para o ano fiscal encerrado em junho de 2022, a P&G espera gastar US$ 2,1 bilhões a mais em transporte e matérias-primas, como celulose e resina. Em julho, a empresa previu um aumento de US$ 1,9 bilhão.
Apesar das despesas mais altas, a P&G manteve suas perspectivas de vendas e lucro para o ano. De acordo com a companhia, o aumento da receita e as reduções de custos a permitirão continuar no caminho certo.
DEMANDA
Mesmo com a retomada do trabalho e das aulas presenciais, a demanda por produtos como papel higiênico e papel toalha continua alta.
Nesse cenário, as vendas orgânicas da P&G aumentaram em todos os segmentos no último trimestre, com os consumidores comprando produtos em quantidades maiores e pagando mais – seja por conta do aumento de preços ou porque optaram por produtos premium, como fraldas.