fbpx
CeluloseNotíciasValmet

Paradas gerais asseguram produtividade nas indústrias sem interrupções

A Valmet celebrou nove anos de parceria com a Klabin, em ação realizada em Monte Alegre

Previsto na NR13 (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho), a parada geral é um evento para empresas que trabalham com equipamentos chamados de vasos de pressão, como caldeiras e digestores. Esse período de manutenção garante a produtividade para as indústrias, evitando interrupções emergenciais.

No ano passado, a Valmet, líder no fornecimento de soluções para a indústria de papel, celulose e energia, atuou na execução da parada geral da Klabin, empresa centenária e uma das maiores produtoras e exportadoras de papéis para embalagens do Brasil, que, durante 11 dias do mês de maio, parou a sua produção para a manutenção de seus equipamentos e instalações.

Na ocasião, mais de 500 profissionais de diversas empresas e cerca de 65 funcionários da Valmet atuaram junto à equipe da Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba, no Paraná – o maior complexo fabril da América do Sul no setor, e a 6° maior fábrica de celulose e papel integrada do mundo.

“Os serviços prestados pela Valmet neste período delicado aumentaram a confiabilidade da fábrica. O trabalho em equipe, o correto planejamento e a execução do cronograma resultaram em uma suave e eficiente operação. Além disso, a Valmet assegurou o recomeço eficaz e a produtividade para mais um ano de trabalho, até a próxima parada em 2020”, explica o gerente de Assistência Técnica da Valmet e responsável pela execução em campo da parada geral, Fausto Pires.

ESTRATÉGIA E TRABALHO EM CONJUNTO

Na parada geral da Klabin, a Valmet foi responsável pelos serviços de inspeção, recondicionamento, substituição de componentes e supervisão de atividades de manutenção. De acordo com a empesa, o trabalho exigiu planejamento, execução, gerenciamento e desenvolvimento das atividades alinhadas com as expectativas e necessidades da indústria. Definições prévias promovem benefícios, como equipamentos de produção em funcionamento com tempo de inatividade minimizado, riscos dissolvidos e custo de manutenção otimizado.

“Nosso comprometimento com a segurança, qualidade e prazos em nossas operações permitiu que estabelecêssemos uma relação de confiança e duradoura com a Klabin. Essa relação tem sido um dos pilares de nosso sucesso, pois planejamos, executamos e nos desenvolvemos juntos nessa jornada”, comenta Fausto.

Uma frente de manutenção, com profissionais experientes, assegura a qualidade e a diminuição de paradas não programadas ao longo de uma campanha. A regularidade dessa manutenção mantém a produtividade de uma fábrica em um nível ideal, sem surpresas nos custos e com produção a todo o vapor.

Para o gerente de Engenharia e Planejamento de Manutenção da Unidade Monte Alegre, Luiz Francisco Barbosa de Almeida, a parada geral é a grande oportunidade de revisar todos os equipamentos e instalações com o objetivo de garantir mais uma campanha com segurança, confiabilidade e produtividade.

“Monte Alegre é uma fábrica integrada das mais complexas do mundo. Sempre que os nossos parceiros atendem ou superam o combinado, representa uma maior segurança operacional para a planta. Isso significa garantir o cumprimento do plano de operação com a qualidade requerida dentro dos custos orçados e assegura a competitividade da nossa unidade”, encerra.

Paradas gerais asseguram produtividade nas indústrias sem interrupções

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.